No último domingo, 18 de setembro, as comunidades da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), celebraram a confirmação do Batismo de 124 jovens que receberam o Sacramento da Crisma em Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Familiares, padrinhos e a comunidade paroquial também participaram desse momento especial.
No início da celebração, o Pároco, Padre Geraldo Martins, destacou que, mesmo durante a pandemia, os jovens participaram dos encontros da Catequese de forma virtual. Ele também contou que nos últimos dias, quando teve contato mais próximo com cada um dos crismandos, pôde sentir “a alegria e a ansiedade [de receber o Sacramento] para serem apóstolos de outros jovens”.
Durante a homilia, Dom Airton ressaltou que os jovens crismandos iriam receber o Espírito Santo como os apóstolos receberam no dia de Pentecostes e, assim, passariam a ser testemunhas do amor de Cristo.
O Arcebispo Metropolitano de Mariana também salientou a importância dos padrinhos escolhidos para esse momento, pois eles recebem a missão de ajudar os jovens a guiar os caminhos de Cristo e da Igreja.
Durante o rito da Crisma, Dom Airton ungiu a cabeça de cada crismando com o Óleo do Crisma encorajando-os a assumir o compromisso de testemunhar a fé cristã.
“Os jovens serão ungidos pelo óleo consagrado que deve ser o perfume do Cristo no mundo. Cristo não é um perfume exagerado, mas sim um perfume que atrai as pessoas a se sentirem melhor e a fazer o bem no mundo”, finalizou Dom Airton.
Texto e fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG)