sábado

, 25 de maio de 2024

16 anos do falecimento do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

27 de agosto de 2022 Arquidiocese
Neste sábado, 27 de agosto, a Arquidiocese de Mariana lembra os 16 anos do falecimento do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.
Arcebispo Metropolitano de Mariana de 1988 a 2006, deu forte impulso pastoral a esta Igreja Particular, onde a organizou em cinco Regiões Pastorais como conhecemos hoje. Deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos. Também organizou pastorais, religiosos, processos formativos do Seminário Arquidiocesano e obras sociais, além do investimento na capacitação e participação dos leigos e na preservação das Igrejas históricas.
O início da fase arquidiocesana do processo de beatificação de Dom Luciano foi autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos no dia 13 de maio de 2014. Essa fase foi finalizada em 21 de maio de 2018.
Neste dia, dedique um momento de oração especial pelo seu processo de beatificação!

Oração pela beatificação de Dom Luciano

“Ó Deus, fonte de vida e santidade, nós vos louvamos e bendizemos pelas virtudes com que ornastes Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, especialmente o amor aos pobres, a disponibilidade para servir e o empenho na defesa da vida e da dignidade humana. Para vossa maior glória, dignai-vos elevar esse vosso servo à honra dos altares e concedei-nos, por sua intercessão, as graças que vos suplicamos”. (Dom Geraldo Lyrio Rocha – Arcebispo Emérito de Mariana)