sábado

, 25 de maio de 2024

18º Congresso Eucarístico Nacional tem início nesta sexta-feira, 11 de novembro

11 de novembro de 2022 Igreja no Brasil

Um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e no mundo, o Congresso Eucarístico Nacional desembarca na Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento tem início nesta sexta-feira, 11, e segue até terça-feira, 15, com programação intensa nas cidades-irmãs.

O evento traz como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf At 2,46) e será realizado em parceria com o regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composto pelas províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Marcado anteriormente para 2020, o evento que celebra a presença de Jesus na Eucaristia e reúne pessoas de todo o país foi adiado por duas vezes por conta da pandemia do novo coronavírus. Entre as atividades previstas no 18º CEN estão as celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições, atividades culturais, texto-base para o aprofundamento bíblico-teológico sobre o tema, além do marco e legado do congresso. O evento irá ocorrer com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil.

Confira a programação completa (aqui).

Celebração

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional será aberto na sexta-feira, com uma celebração eucarística, às 18h. A missa terá transmissão das seguintes emissoras de inspiração católica: TV AparecidaTV Pai EternoTV Evangelizar e TV Nazaré. Além disso, outros momentos também serão transmitidos pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife, além de outros canais. Saiba aqui

Antes, porém, haverá uma oração da tarde com os bispos na catedral metropolitana do Santíssimo Salvador, a Sé de Olinda.

Acesse o site do evento: cen2020.com.br

Texto: CNBB com adaptações

Imagem: Logo oficial do 18º Congresso Nacional Eucarístico