sexta-feira

, 24 de maio de 2024

211 jovens são Crismados em Piranga

04 de outubro de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 1º de outubro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ministrou o Sacramento da Crisma na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), a 211 jovens. A Igreja Matriz ficou totalmente tomada pelos crismandos, crismandas, seus padrinhos, madrinhas e familiares, além de fiéis, num ambiente de oração e piedade.

Na homilia, Dom Airton exortou a todos crismandos e crismandas sobre o importante compromisso que cada um e cada uma, a partir do Sacramento da Crisma, renova com a Igreja e sua evangelização. “Que o perfume de Cristo permaneça em cada crismando e crismanda e seja levado a todas as pessoas encontradas nos vários segmentos da vida. Que todos sejam bênção na vida das pessoas e nunca pedra de tropeço”, disse.

A Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco, Padre Reginaldo Coelho da Costa, e pelo Vigário Paroquial, Padre Amauri Eustáquio da Paixão, auxiliada pelo Diácono José Fagundes Felisberto.

Ao final, Dom Airton, juntamente com o Padres Reginaldo e Amauri, o Diácono José Fagunes e Ministros, fez fotos com os crismandos e crismandas, e outros fiéis que quiseram guardar uma lembrança de sua presença em Piranga.

Ainda em Piranga

Após a celebração da Crisma, Dom Airton, acompanhado pelo Pároco e pelo Vigário Paroquial, visitou a casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, cuja Casa Mãe é na Ilha da Madeira (Funchal), em Portugal. Com as Irmãs, duas delas de Moçambique e uma filha de Piranga (Bacalhau), conversou sobre vocações religiosas femininas e sobre a história da Congregação que em 1978 chegou à Mariana, onde teve a sua primeira casa na Arquidiocese, para servir ao Hospital Monsenhor Horta.

Uma grata surpresa

No caminho para Piranga, passando por estrada de terra, num lugarejo chamado Pousada, à margem da estrada, há uma Capelinha dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Crianças pequenas brincando à frente da Capelinha; a porta aberta. Dom Airton pede para parar o carro. Desce e vai até aquelas crianças e no interior da Capela e encontra a jovem Luciana, dando catequese para alguns adolescentes. Conversa com todos; uma criancinha, com uma máscara de ovelhinha, feita pela própria Catequista, conta para Dom Airton a história da “ovelhinha perdida. Que eram 100 ovelhas e uma só havia se perdido e que o Pastor deixou as 99 e foi buscar a que estava perdida”. Um momento bonito de diálogo do Pastor com aquelas “Ovelhinhas”, numa Comunidade pobre, mas cheia de Deus!

Ao final, a Catequista disse: “Vamos tirar uma foto, porque isso nunca aconteceu com a gente aqui… Um Bispo vir à nossa Capela”. Verdadeiramente, é bem possível que nestes mais de 270 anos da Diocese de Mariana, seja a primeira vez que um Bispo tenha este contato direto com aquela Comunidade.

Texto: Efraim Rocha

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG)