quinta-feira

, 18 de abril de 2024

246 jovens são crismados por Dom Airton em Araponga

15 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

No último sábado, 11 de fevereiro, aconteceu na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), a celebração do Sacramento da Crisma no ginásio Juarez Martins Teixeira. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, 246 jovens foram apresentados pelo Pároco, Padre Lucas Muniz, ao Arcebispo após se prepararem para receber esse sacramento. Os crismandos, catequistas e familiares não contiveram suas emoções durante todo o rito; era notório o orgulho e alegria de toda comunidade.

Em sua homilia, Dom Airton recordou aos jovens a importância do Sacramento e a importância de ser luz no mundo. Ele também falou aos presentes que aquela era a maior turma a ser crismada por ele de única vez, devido ao grande número de jovens.

De acordo com uma fiel presente, é revigorante para toda comunidade paroquial se unir e testemunhar tantos jovens reafirmando a sua fé e o compromisso de ser discípulo missionário do Cristo vivo e que também é uma alegria muito grande receber em sua paróquia, pela primeira vez fora do cenário crítico da pandemia, o Pastor da Igreja Particular de Mariana.

Para o Catequista da Crisma, Guilherme Oliveira, o momento vem para coroar a preparação desses jovens que, assim como os discípulos no Dia de Pentecostes, recebem, pela imposição do Arcebispo, o Espírito Santo, diante de toda comunidade assumindo por livre e espontânea vontade a fé católica, a comunhão com o Bispo de Roma e a obediência à Igreja. “Homens e mulheres que a exemplo de São João Batista vão anunciar o Cristo em todos os lugares onde estão inseridos personificando o que nos disse o Papa Francisco: ‘Que os jovens são o hoje da Igreja’”, disse.

Outra catequista da paróquia recorda que os jovens aceitam o chamado de São João Paulo II e ao receberem o Sacramento da Confirmação afirmam não temerem ser Santos.

Texto: Pascom
Fotos: Renata Teixeira

Agenda