sábado

, 13 de julho de 2024

2500 pessoas participaram do 7° Encontro do Apostolado da Oração realizado em Conselheiro Lafaiete

26 de outubro de 2022 Arquidiocese

No domingo, 16 de outubro, aconteceu na Basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), o Sétimo Encontro do Apostolado da Oração. A Missa foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana (MG), Mons. Luiz Antônio Reis Costa.

Com o tema “Coração Santo, tu reinarás”, este encontro reuniu mais de 2500 pessoas, entre elas: membros do Apostolado da Oração de quase todas as paróquias de nossa Arquidiocese de Mariana, alguns jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Piranga (MG) e jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Conselheiro Lafaiete.

Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, recorda nessa data o dia de “Santa Margarida Maria Alacoque, dia em que o Santuário Basílica Sagrado Coração de Jesus completou dezenove anos de sua elevação ao título de Basílica Menor pelo Papa João Paulo II”.

O sétimo Encontro Arquidiocesano do Apostolado da Oração traz como tema “Coração Santo, tu reinarás”, este encontro reuniu na Basílica Sagrado Coração de Jesus mais de 2500 pessoas, membros do Apostolado da Oração de quase todas as paróquias de nossa Arquidiocese de Mariana e alguns dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Piranga, e da própria Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Conselheiro Lafaiete, que estão iniciando as atividades de formação e criação do Movimento Eucarístico Jovem(MEJ) como a primeira semente para todo o apostolado da Arquidiocese de Mariana. Importante lembrar que o Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem são como dois braços da mesma Rede Mundial de Oração pelo Papa e seguem a mesma perspectiva de espiritualidade eucarística e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Segundo

Mônica Morais e Helenise Moura, membros da Paróquia Divino Espírito Santo do Apostolado da Oração de Ouro Branco “Foi um dia maravilhoso que o Senhor fez para nós! Quanta alegria e gratidão por ter vivido este momento de comunhão, pleno de encontros e muita alegria. O Encontro Arquidiocesano do Apostolado da Oração foi repleto de bençãos e avivou em todos nós o desejo de cada vez mais servir aos irmãos, seja através da oração, da escuta ou do acolhimento. Fez emergir com mais entusiasmo e força o desejo de seguir em frente com esperança e muito amor.

Pe Euder Canuto e Pe José Geraldo, nos mostraram a importância de se fazer memória, de recordar e agradecer a Deus às tantas iniciativas tomadas no passado, repletas do desejo de evangelizar e acolher o povo de Deus.  Saber sobre a história da imagem do Sagrado Coração de Jesus que se encontra na Basílica e que completa 100 anos foi emocionante. Trazer aos nossos corações, às vezes tão desanimados e ansiosos, a importância do Apostolado da Oração na vida da Igreja e do povo foi maravilhoso.

O momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, dirigida pelo diácono João nos propiciou o abraço amoroso com o Senhor que nos ama, escuta, acolhe e vem sempre ao nosso encontro para acalentar e se fazer próximo. E o que dizer da homilia do Monsenhor Luiz Antônio, quanta sabedoria, simplicidade e humildade ao nos contar histórias da própria vida, e assim testemunhar a importância da fé e da força do testemunho familiar. Não esqueceremos dos três presentes que ele nos convidou a oferecer ao Sagrado Coração de Jesus:

Tornar fervorosa a primeira sexta feira de cada mês, promover a entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e valorizar a oração em família, por fim incentivar a criação do MEJ e por eles estar sempre em constante oração. Somos imensamente gratos à Deus por este encontro e pela vida de todos que estiveram envolvidos. Ao Padre Euder nosso abraço fraterno e certeza de ano que vem estarmos novamente juntos. Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!”

O encontro foi encerrado com missa presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana, Mons. Luiz Antônio que em nome do senhor arcebispo dirigiu uma palavra de incentivo aos membros do Apostolado e lhes convidou como acima foi lembrado a dar três presentes ao Sagrado Coração de Jesus, ressaltando o valor da oração pela Igreja como a missão própria do apostolado.

Próximo Encontro

Na ocasião, o diretor arquidiocesano do apostolado já deixou agendada a data para a realização do próximo encontro, que será no dia 15 de outubro e contará com a presença do Diretor Nacional do Apostolado da Oração, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ. Neste encontro participaram representando o pe Eliomar o jovem Irley e o jovem Oldair, respectivamente responsáveis pela articulação estadual do MEJ e pela articulação do mesmo na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Texto: Padre Euder Daniane Canuto Monteiro

Foto: Mauro Dutra – Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus