domingo

, 19 de maio de 2024

28ª Assembleia da Cáritas Brasileira tem como tema a sinodalidade

03 de outubro de 2023 Igreja no Brasil

Presente em todo o território nacional, a Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e fruto da ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então secretário-geral da CNBB, tem uma história de atuação e defesa junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Fortalecer essa missão e planejar o futuro da organização para os próximos quatro anos está na pauta da 28ª Assembleia da Cáritas Brasileira, que ocorrerá de 27 a 30 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

O momento de reencontro entre agentes Cáritas que atuam em rede nos territórios tem como tema “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”e o lema é “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6). A proposta da temática tem o objetivo de promover a integração entre a organização com a Casa Comum e as milhares de pessoas que ainda sofrem com a exclusão social, sem acesso a direitos fundamentais, como alimentação, habitação e trabalho digno.

Durante a Assembleia ocorrerá ainda a eleição da nova Diretoria da Cáritas Brasileira para o quadriênio: 2024-2027, apreciação e aprovação das contas de 2022, aprovação da inclusão de novas entidades-membro, homologação do Regional Norte 3, e demais assuntos que possam ser deliberados no encontro. O evento será realizado no Minascentro, localizado na região central da capital mineira.

O que é a 28ª Assembleia da Cáritas Brasileira?

Conforme Valquíria Lima, da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira, a Assembleia é o espaço maior de deliberação da Rede Cáritas. Um momento que acontece a cada quatro anos. “É onde a Cáritas reúne todas as suas entidades-membro, que atualmente são 190 espalhadas por todo território nacional. Onde se delibera, se aprova prestação de contas, relatórios de atividades, balanços contábeis, assuntos derivativos, as orientações estratégicas da organização e as áreas de atuação. Define-se a missão e as prioridades para a Rede Cáritas”, explicou Valquíria.

As atividades para a Assembleia da Cáritas se iniciaram ainda em janeiro deste ano, no planejamento da Rede, nos processos de monitoramento e com a definição do texto base que ilumina a reflexão sobre o tema desta 28ª Assembleia. Neste mês de setembro, foi publicada a identidade visual do evento, com referências a elementos do estado de Minas Gerais.

“Esse processo preparatório foi especial porque a gente está chamando a Rede Cáritas para olhar para o futuro. Como é que nós queremos a Cáritas no seu futuro? Então, fizemos um processo de animação para escrever cartas para o futuro da Rede Cáritas. Este futuro que se constrói hoje, no presente, nas nossas ações, nas nossas decisões, no nosso fazer juntos e juntas e no nosso caminhar coletivo”, complementou a coordenadora.

Cáritas Brasileira: Solidariedade & Bem Viver

A Cáritas Brasileira foi fundada em 12 de novembro de 1956 como parte da ação social e mobilizadora da Igreja e organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo então secretário-geral, Dom Helder Camara.

É uma das 170 organizações membros da Cáritas Internacional e orienta-se pelas Sagradas Escrituras, pelos documentos da Doutrina Social da Igreja Católica e pelo encontro pessoal de amor com os pobres.

Texto e imagem: Ascom Cáritas Brasileira

Agenda