quinta-feira

, 13 de junho de 2024

28ª Assembleia Geral e Ordinária do CNLB refletiu sobre a caminhada do laicato em Minas Gerais

15 de setembro de 2023 Igreja no Brasil

Nos dias 07 a 09 de setembro, foi realizada a 28ª Assembleia Geral e Ordinária do Conselho Nacional do Laicato (CNLB) do Regional Leste 2 em Montes Claros (MG). O tema do evento foi “Profecia e Missão nos caminhos do Chão Mineiro”, e o lema “O meu desejo é a vida do meu povo”, retirado do livro de Ester 7,3.

A assembleia contou com a participação dos representantes das 21 dioceses mineiras, das associações filiadas, dos coordenadores e representantes das comissões, bem como da presidência do CNLB Regional Leste 2, representada por Leci Nascimento; a presidente do CNLB Nacional, Sônia Gomes; do Bispo de Teófilo Otoni (MG) e presidente da Comissão para o Laicato no Leste 2, Dom Messias dos Reis Silveira, e do Arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Carlos de Souza Campos.

O evento iniciou-se oficialmente na noite de 07 de setembro, mas, durante a manhã, os primeiros participantes se juntaram aos movimentos sociais para participar do 30º Grito dos Excluídos e Excluídas, que teve como tema: “A vida em primeiro lugar” e lema: “Você tem fome e sede de que?”. Foram convidados a compor a mesa Dom Messias, Dom José Carlos, Leci Nascimento, a tesoureira, Vanda Ferreira Lopes, a deputada estadual, Marilene Alves de Souza (Leninha) e o secretário-geral, Leonardo Moura.

A presente assembleia também marcou o início da celebração do Jubileu de Ouro do CNLB, em 2025, e os 35 anos de atuação do organismo em Minas Gerais. Dessa forma, lança um olhar sobre o passado, valorizando a história construída por diversos homens e mulheres ao longo dos anos; reafirma o compromisso laical com as lutas em defesa da vida dos pobres, povos tradicionais, biomas, meio ambiente e traça perspectivas futuras para o Laicato no Leste 2, em sintonia com a Igreja do Brasil e apelos do Papa Francisco.

Além de oficinas sobre diversos temas, os participantes tiveram a oportunidade de realizar trabalhos em grupo, atividades de formação e integração, reforçando o protagonismo do leigo na sua caminhada diocesana.

Após o encerramento oficial da assembleia, houve uma cerimônia de envio da presidente do CNLB Nacional, Sônia Gomes, que participará do Sínodo dos Bispos em Roma a convite do Santo Padre.

Com informações da comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Leste 2