sexta-feira

, 29 de março de 2024

2ª etapa Escola Arquidiocesana de Formação Integral reflete sobre a aldeia de Betânia

22 de junho de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no último final de semana, dias 18 e 19 de junho, a segunda etapa da Escola Arquidiocesana de Formação Integral (EAFIN). Realizada no distrito de Passagem de Mariana, em Mariana (MG), o encontro convidou os jovens participantes a viverem o lugar bíblico de Betânia, que representa o desejo de se construir uma sociedade do bem viver, e a trabalhar as relações entre as comunidades humanas e o meio ambiente e a mística do cuidado e da acolhida nas relações grupais.

Sábado

Auxiliados pela Assessora da Pastoral da Juventude (PJ) no Regional Leste 2 e na PJ Nacional, Jassiara Santos, os jovens puderam refletir sobre como a cultura de consumo impacta a vida de cada um, seja nas relações sociais, bem como em razão dos problemas ambientais que são causados pelos meios de exploração e produção que alimentam esse ciclo de consumo.

Vendo o planeta como obra de Deus, as lideranças da PJ discutiram sobre a preocupação e em como lidar com o desenvolvimento da tecnologia e da indústria que, ao mesmo tempo em que proporcionam grandes confortos, também tornam a vida e as relações humanas cada vez menos valorizadas em relação à posse de bens de consumo.

Outro ponto trabalhado foi a mística do cuidado, momento em que os participantes puderam fazer uma experiência de se reconhecer enquanto membros de uma comunidade onde seus sonhos podem ser partilhados. Essa reflexão propôs aos jovens enxergarem como os sonhos individuais dependem de muitas pessoas para se realizar, mostrando que construção da sociedade do bem viver é muito importante para que a caminhada de vida possa ser apoiada pelas pessoas que estão ao nosso redor.

Domingo

Já o domingo, dia 19, foi marcado pela presença dos jovens, junto com a comunidade de Passagem de Mariana, na Santa Missa presidida pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Padre Edmárcio Moreira Gomes. Após a celebração, eles participaram de uma roda de conversa, assessorada pela pela Olívia Coelho, do Grupo de Trabalho Refúgio das Flores, que dinamiza a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher da Pastoral da Juventude.

Durante o bate-papo, foram trabalhados os diferentes ciclos de violência e como identificar essas situações nos relacionamentos, visando informar os participantes sobre a existência de diferentes tipos de violência para que possam ser, cada vez mais, ativos no combate a esse tipo de situação.

Próximo encotro

A próxima etapa será realizada nos dias 30 e 31 de julho na cidade de Sericita (MG), Região Mariana Leste, e irá convidar os jovens a refletirem sobre a dimensão sociopolítica na cidade bíblica de Jerusalém.

 

Texto: Thiago Rocha

Fotos: Participantes da EAFIN/Divulgação

Agenda