terça-feira

, 09 de agosto de 2022

3° Encontro Escola da Cidadania é realizado em Senador Firmino

25 de outubro de 2019 Arquidiocese

O 3° Encontro Escola da Cidadania, da Pastoral do Menor, foi realizado nos dias 18,19 e 20 de outubro, na Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, em Senador Firmino (MG), na Região Centro. O encontro reuniu 51 participantes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para Myriam Martins Salarolli, do distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o encontro foi muito proveitoso. “Pude observar o amadurecimento dos adolescentes. O conteúdo passado como sempre de forma simples, mas segura e eficaz. A acolhida na cidade, tanto da parte do padre Luciano quanto das pessoas que nos acolheram em suas casas, foi bastante gentil”, disse.

Myrian explica que a formação dos educadores e dos adolescentes articuladores é continuada. “Nesse encontro, através da metodologia do mapa mental, continuamos o estudo sobre egocentrismo e etnocentrismo. Dentro dessas temáticas estudamos o livro de Levíticos sobre a escolha dos sacerdotes”, disse.

Junto com Myrian veio o adolescente Heveraldo Noenta. Ele participa da Escola de Cidadania há 3 anos e afirmou que o encontro foi muito bom. “Assim como as formações anteriores, essa foi bastante dinâmica e debateu temas bastante profundos”, disse. 

Programação

No domingo pela manhã, os participantes estudaram o documento “A Economia de Francisco”. O documento é uma base para o evento que terá início em março de 2020 na cidade de Assis, na Itália. A programação do encontro também contou com reflexões sobre o Sínodo da Amazônia e encaminhamentos do estudo Laudato Si. 

 

Agenda