quinta-feira

, 30 de maio de 2024

300 anos de bênçãos: devotos de Nossa Senhora da Lapa participam de Jubileu em Antônio Pereira

18 de agosto de 2022 Arquidiocese

Foto: Ane Souz

“São 300 anos de graças e bênçãos”. Assim define o Pároco, Padre Marcelo Moreira Santiago, as festividades em honra a Nossa Senhora da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG). Neste ano jubilar, os devotos da Virgem da Lapa participaram com fé e piedade da programação festiva realizada desde o dia 31 de julho e que teve como momento principal, as celebrações de 15 de agosto, dia da padroeira.

Uma história de fé e tradição perpetuada ao longo de três séculos, após ter sido realizada de modo on-line em 2020 e com restrições em 2021, este ano também marcou a volta dos peregrinos de Nossa Senhora da Lapa ao Santuário Arquidiocesano. “Nesses tempos de maior controle da pandemia, depois de quase três anos não podendo acolher, em maior número, os fiéis, presenciamos a alegria do povo em retomar esta festa, em visitar a gruta, hoje Santuário, que Maria, a Imaculada Conceição, escolheu como lugar sagrado para abençoar seus filhos e filhas”, comenta Padre Marcelo.

Participação

Foto: Ane Souz

Segundo Padre Marcelo, ao longo dos dias festivos, mais de 500 pessoas acompanharam diariamente as celebrações. Já no último fim de semana e no dia solene, mais de 10 mil fiéis, do distrito e romeiros de outras cidades, estiveram presentes. Ainda, quatro bispos e 18 padres, além dos diáconos que servem à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), colaboraram nas celebrações.

“Foram dias muito abençoados de festa, de renovação da vida cristã e das forças, sob as bênçãos da Mãe Santíssima para melhor vivermos o discipulado missionário na família na Igreja e no mundo. A todos, nosso agradecimento e a proteção de Nossa Senhora da Lapa”, afirma Padre Marcelo.

Além da presença dos fiéis e peregrinos, outro ponto destacado pelo sacerdote foi a contribuição da comunidade local para a realização das festividades. “Para esse Jubileu, foram constituídas muitas equipes. O envolvimento das lideranças, famílias e organismos religiosos e civis que atuam na comunidade foi muito grande, num belo exemplo de fé, de comunhão e participação”, partilha o responsável pelo Santuário.

Dia solene

Foto: Ane Souz

No dia festivo, 15 de agosto, os devotos puderam prestar durante todo o dia suas homenagens e agradecimentos a Nossa Senhora da Lapa, além de participarem das Santas Missas e procissões. A celebração principal, às 11h, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que em sua homilia destacou que somente com o bem a humanidade consegue resolver suas crises. “Como vamos parar a guerra? Certamente não será vendendo armas e equipando as populações para se defenderem. A vingança produz o mal, e a cura está no bem”, disse.

Foto: Ane Souz

*Com informações do Jornal Estado de Minas