sexta-feira

, 06 de março de 2026

Tríduo em preparação para os 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana

28 de novembro de 2025 Arquidiocese

APRESENTAÇÃO

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo.

Nossa Igreja Particular de Mariana, em júbilo, celebrará no dia 6 de dezembro, 280 anos de sua criação. De fato, ao longo destes quase três séculos, o candor da Luz Eterna foi irradiado para todos os horizontes de nosso estado, levando fé e esperança a toda a gente mineira. O patrimônio de fé aqui constituído é fruto da Graça de Deus que sempre vem em auxílio de nossas fraquezas (cf. 2Cor 12,9); Graça que nos assume, em nossas qualidades e limitações, e nos aperfeiçoa para sermos seus fiéis colaboradores; Graça que não nos exclui ou anula, mas que nos assume e plenifica.

Celebrar a nossa história não é apenas fazer memória do passado, mas também é agradecer o nosso presente e olhar, com esperança, para nosso futuro. Desta forma, em preparação para a comemoração de nossos 280 anos de criação como Igreja Particular, sob a orientação de nosso Arcebispo Metropolitano e da coordenação arquidiocesana de pastoral, a Comissão de Liturgia de nossa Arquidiocese elaborou um subsídio para ser usado nas orações de um tríduo. Ao longo destes três dias propostos, olharemos para nosso passado, cultivando uma memória agradecida; tomaremos consciência de nosso presente, de tudo aquilo que somos hoje enquanto Igreja Particular, alimentando nossa fé; e olharemos para nosso futuro, para a Igreja triunfante que somos chamados a ser um dia, através do testemunho de nossos bem-aventurados, veneráveis e servos de Deus, nutrindo nossa esperança.

Os roteiros propostos para os três dias seguem uma proposta de adoração, podendo ser adaptados para outras formas de oração, como celebrações da Palavra em comunidades que assim já o fazem. Também estão presentes monições iniciais e preces que podem ser incorporados em Celebrações Eucarísticas em comunidades que celebrarão Santas Missas nestes dias; reflexões dos temas de cada dia do tríduo que podem ser usadas de diversas formas e uma oração dos 280 anos para ser rezada nos três dias do tríduo e na celebração dos 280 anos, na cidade episcopal de Mariana, no dia 6 de dezembro.

Sabemos que muitas de nossas comunidades também estarão rezando a novena preparatória para a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Imaculada; desta forma, caberá aos párocos, administradores paroquiais, juntamente com os membros das equipes de liturgia paroquiais adaptar as orações do tríduo à cada realidade, da forma como acharem conveniente ao espírito de oração e piedade, resultando assim no melhor proveito espiritual dos fiéis.

Comissão Arquidiocesana de Liturgia
Arquidiocese de Mariana
A.D. MMXXV

Primeiro dia do Tríduo Preparatório para Celebração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana

História Memorial: o ontem que nos formou

REFRÃO MEDITATIVO:

Chama viva da minha esperança, este canto suba para Ti! Seio eterno de infinita vida, no caminho eu confio em Ti!

ACOLHIDA:
Caros irmãos e irmãs, iniciamos hoje o tríduo preparatório para a celebração dos 280 anos de nossa Arquidiocese, louvando e bendizendo ao nosso Deus por esta história e suplicando suas bênçãos. Na celebração de hoje, somos convidados a agradecer a Deus pelo grande presente que é a nossa Arquidiocese, trazendo aos nossos altares o “ontem” da nossa história; a fé e o testemunho de tantos que construíram esta Igreja Particular sobre a rocha firme que é Cristo. Com gratidão, louvemos o Senhor que caminha conosco desde o início e continua a sustentar a nossa fé. Alegres celebremos!

CANTO: https://youtu.be/RkMurQ-mOu0

A edificar a Igreja, a edificar a Igreja, a edificar a Igreja do Senhor. Irmão, vem, ajude-me! Irmã, vem, ajude-me! A edificar a Igreja do Senhor.

  1. Eu sou a igreja, você é igreja, somos igreja do Senhor! Irmão, vem, ajude-me!

Irmã, vem, ajude-me! A edificar a igreja do Senhor.

 Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Irmãos e irmãs, reunidos aqui em família, somos convidados a agradecer ao nosso Bom Pai pela família maior que Ele nos concedeu nestas terras, nossa Arquidiocese de Mariana. Por isso, neste momento, preparemos nossos corações para acolher em nosso meio a presença de nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Que Ele venha em auxílio de nossas fraquezas e nos ajude, com sua graça, a oferecer ao nosso Pai dos Céus os louvores que Ele merece. Cantemos:

CANTO DE EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=iB0bfAzh1ns

  1. Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento/Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento/És o Deus escondido, vivo e vencedor/A teus pés depositamos todo nosso amor.
  2. Meus pecados redimiste sob a tua cruz/Com teu Corpo e com teu Sangue, ó Senhor Jesus! /Sobre os nossos altares, Vítima sem par/Teu divino sacrifício queres renovar!
  3. No Calvário se escondia tua divindade/Mas aqui também se esconde tua humanidade/Creio em ambas e peço, como o bom ladrão/No teu reino, eternamente, tua salvação!
  4. Creio em ti ressuscitado, mais que São Tomé/Mas aumenta na minh’alma o poder da /Guarda a minha esperança, cresce o meu amor/Creio em Ti ressuscitado, meu Deus e Senhor!
  5. Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo/Realiza, eu te suplico, este meu desejo/Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo/Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo!

Dir: Graças e louvores sejam dados a todo o momento (3x)
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

 Dir: Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia,
Todos: Fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria.

 Dir: Rezemos juntos:
Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

DEUS NOS FALA

Dir: Jesus é a rocha firme sobre a qual a Igreja é construída. Com base em nossa crença nesta afirmação, nos preparemos para ouvir o Jesus quer nos dizer:

CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia! A minh’alma abrirei! Aleluia, aleluia! Cristo é meu Rei.

Evangelho (Mt 15,29-37)

Breve Reflexão:

 L1: Aqui, diante de Jesus Sacramentado, nós nos colocamos para suplicar ao Senhor Jesus que abençoe nossa Arquidiocese, celebrado seus 280 anos de criação. Ela se encontra sediada na cidade primaz: primeira vila, primeira capital, primeira cidade e primeira Diocese do estado de Minas Gerais. A então “Vila do Carmo” foi elevada à categoria de cidade, permitindo assim que ela fosse residência dos primeiros bispos, uma vez que estes não poderiam residir em Vilas. Ao ser criada cidade, a localidade passou a se chamar “Mariana”, em homenagem à rainha Maria Ana d’Áustria. Então no século XVIII, por vontade divina, o governador da capitania, Conde de Assumar, propôs a criação de uma diocese em Minas Gerais: assim surge a nossa Diocese.

Todos: Mariana, a Arquidiocese que inspira a Fé, Esperança e Caridade

L2: A Diocese de Mariana, sexta em ordem de criação e primeira do interior do Brasil, foi criada em 6 de dezembro de 1745, pelo Papa Bento XIV, através da Bula Candor Lucis Aeternae. Foi elevada à categoria de Arquidiocese em 1º de maio de 1906, pelo Papa São Pio X, através do documento Sempiternam Humani Generis, sendo o nono bispo nomeado seu primeiro Arcebispo, Dom Silvério Gomes Pimenta – primeiro bispo negro do país. Esse é o início de um caminho longo, mas que consolidou em nosso estado as virtudes da Fé, Esperança e Caridade

Todos: Mariana, a Arquidiocese que inspira a Fé, Esperança e Caridade

L3: Ao longo da história, nossa Arquidiocese teve 14 bispos diocesanos, dos quais 9 bispos e 6 arcebispos. A partir de Mariana, irradiou para todos os horizontes mineiros o facho sagrado do Evangelho. Em Mariana, se ergueram sólidos os umbrais da Religião Católica. Assim, ela entende que não pode negar sua história e está comprometida com um passado de equilíbrio e uma tradição de prudência. Ela quer guardar o precioso legado que recebeu de seus ancestrais na fé: uma adesão irrestrita a Jesus Cristo e à sua Igreja!

Todos: Sobre esta pedra, edificai a vossa Igreja, Senhor

CANTO:

  1. Nós que fazemos parte desta Igreja/ que missionária é por natureza/te damos graças por Teu esplendor/seremos eco do Teu grande amor

É Tua Igreja, Senhor/que canta com alegria/Esta que busca o amor/vivenciar todo dia/que vai levar salvação/esta é a nossa missão!

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Dir:. Elevemos ao Senhor as nossas preces e digamos confiantes:

Senhor, inspirai em nós sabedoria para anunciarmos vosso Reino!

  1. Abençoai o Santo Padre, o Papa Leão; todo o colégio episcopal e, em especial, nosso arcebispo, Dom Airton, bem como todo o clero de nossa Arquidiocese, para que sejam fortes nas lutas que enfrentam em seus trabalhos pastorais e continuem firmes na missão a eles confiada, nós Vos pedimos:
  2. Fazei com que cada um dos membros desta Igreja particular de Mariana, lutem para viver a unidade como filhos e filhas do mesmo Deus, nós Vos pedimos:
  3. Fortalecei nossos irmãos e irmãs que muito trabalham nas diversas atividades pastorais e que se encontram enfermos, para que a certeza do amor divino seja consolação e força, auxiliando-os a se associarem nos sofrimentos ao Cristo Servo Sofredor, nós Vos pedimos:
  4. Dai o descanso eterno a todos que trabalharam em nossa Arquidiocese e que já não estão mais entre nós, nós vos pedimos:

Dir: Senhor Jesus, vós que sois o alimento que dá força e coragem e é o sustento dos pastores que por essa Arquidiocese passaram, ouvi nossas preces e caminhai sempre conosco. Vós que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém

(Onde houver comunhão e benção do Santíssimo, segue-se segundo o costume. Se não houver, encerra-se com Oração do Pai Nosso e Reposição do Santíssimo).

Dir: Desejosos de buscar a união em Cristo, rezemos:

Todos: Pai nosso…

Dir: Rezemos juntos a oração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana:

ORAÇÃO:

Senhor Jesus Cristo, candor da luz eterna, que caminhas cada dia junto a nós, olha com ternura o teu povo que peregrina na Arquidiocese de Mariana e renova-nos com a força do teu Evangelho. Nós te damos graças por estes 280 anos de vida cristã compartilhada e missão evangelizadora. Nós te bendizemos por tua Palavra aqui semeada desde os primórdios destas Minas Gerais e por teus sacramentos, fonte de vida e de esperança. Nós te louvamos por todos os acontecimentos da nossa história e por todas as pessoas que nela vos serviram através de seus ministérios e carismas. Dá-nos, como num novo Pentecostes, a efusão do teu Espírito Santo para superarmos os desafios do nosso tempo, vivendo a alegria do Evangelho, amando e servindo os pobres e sofredores, edificando a tua Igreja, sacramento de salvação. Elevamos esta súplica confiante em união com Maria, a Senhora da Assunção e seu esposo São José, nossos padroeiros. Tudo isso pedimos em teu nome, Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador, que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.

CANTO:

  1. É Teu este momento de adoração / Não tenho nem palavras para me expressar / No brilho dessa luz que vem do Teu olhar / Encontro meu abrigo, meu lugar. E quando estamos juntos, entre nós estás / Passando em nosso meio a nos abençoar. / E tocas com ternura com a Tua mão / A cada um que abre o coração

Minhas mãos se elevam / Minha voz Te louva / O meu ser se alegra quando estou em Tua presença, Senhor (2x)

Segundo dia do Tríduo Preparatório para Celebração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana

História presencial: o hoje que nos sustenta

REFRÃO MEDITATIVO:

Deus é amor, arrisquemos viver por amor / Deus é amor, ele afasta o medo

ACOLHIDA:

Hoje, aqui reunidos, mais uma vez elevamos ao Senhor nossa gratidão pelos 280 anos de história da Arquidiocese de Mariana; história construída sobre a rocha firme da fé que sustentou e continua a sustentar a caminhada do nosso povo. Fé de homens e mulheres que, ao longo dos séculos, ouviram a Palavra de Jesus, acolheram-na no coração e a colocaram em prática. Nossos antepassados lançaram sementes firmes da Palavra de Deus, a partir das quais se construiu uma Igreja viva e missionária que, aliás, através de nós, continua a ser construída a cada dia, em todos os nossos trabalhos pastorais e movimentos evangelizadores. Ao celebrarmos nossos 280 anos, somos convidados a permanecer firmes na vivência da Palavra de Deus no hoje desta história. Cristo é a Rocha, e seu amor nos ajuda a edificar, sob fundamentos sólidos, a nossa vida e a nossa história no presente de nosso tempo.

CANTO: https://youtu.be/cUiP5B750zw

Com a Igreja subiremos o altar do Senhor. (bis)

  1. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus. / Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus.
  2. Entre nós e o Pai santo está Jesus, nosso Irmão: / mediador, sacerdote, nosso ponto de união.
  3. Rezaremos com Cristo o perfeito louvor, / e seremos pro Pai uma imagem de amor.

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Irmãos e irmãs, hoje somos convidados a agradecer ao nosso Bom Pai por tudo aquilo que somos hoje: nossas regiões, nossas paróquias, nossas pastorais e movimentos, bem como todas as nossas expressões atuais de fé nestas terras. Neste momento, preparemos nossos corações para acolher em nosso meio a presença de nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Que Ele nos ajude a oferecer ao nosso Pai dos Céus os louvores que Ele merece por tudo que nos concede. Cantemos:

CANTO DE EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

Bendito, louvado seja (bis) / o Santíssimo Sacramento (bis).
Os Anjos, todos os Anjos (bis) / louvem a Deus para sempre, amém (bis).
Os Santos, todos os Santos (bis) / louvem a Deus para sempre, amém (bis).
Os povos, todos os povos (bis) / louvem a Deus para sempre, amém (bis).

Dir: Graças e louvores se deem a todo o momento (3x)

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dir: Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia,

Todos: Fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria.

Dir: Rezemos juntos

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

DEUS NOS FALA

Dir: Jesus, estamos aqui diante de Vós, rocha sobre a qual se sustenta nossa fé. Olhando para nossa história com gratidão, para o presente com confiança e para o futuro com esperança, queremos ouvir vossa Palavra e renovar nosso compromisso de construir uma Igreja cada vez mais fiel ao Evangelho.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

Senhor, que a Tua Palavra transforme a nossa vida. Queremos caminhar com retidão na Tua luz! (bis)

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

Breve Reflexão:

Dir: Construir uma vida sobre o fundamento de Cristo exige esforço, profundidade e intencionalidade. Não é um processo superficial ou apressado; requer doação, entrega, sabedoria, fé para encontrar a rocha, que é o próprio Cristo e sua Palavra. “Senhor, na fidelidade ao Vosso chamado, queremos continuar edificando nossa história sobre o alicerce da Palavra e do amor, conscientes de que não há outro caminho senão o que Vós nos ensinais”.

 L1: Nossa Igreja particular de Mariana constrói sua história sobre a rocha da fé; são séculos de escuta atenta da Palavra de Deus, de confiança na Divina Providência e de fidelidade à missão recebida. Os alicerces lançados pelos nossos antepassados permanecem firmes, sustentando-nos hoje no testemunho do Evangelho.

Todos: Dai-nos, Senhor, a graça de permanecer fiéis à vossa vontade; ouvir a vossa Palavra com o coração aberto e colocá-la em prática com coragem e esperança.

L2: Queremos agir e viver como uma Igreja chamada a ser sempre a casa aberta do Pai; a casa paterna, onde há lugar para todos com sua vida fadigosa (cf. EG 47). Acolhemos o apelo para descobrir qual é o caminho que o Senhor hoje nos chama a seguir, aceitando seu chamado para sair da comodidade, superando a tentação de nos tornar uma Igreja meramente funcional ou burocrática. Vivemos em um mundo marcado por mudanças rápidas, pela indiferença e pelo individualismo; e responder a esse chamado se faz urgente nos tempos atuais.

Todos: Dai-nos, Senhor, a graça de manter viva a chama da fé, por meio de uma evangelização que corresponda às exigências do tempo.

L3: Somos uma Arquidiocese que abrange 79 municípios, composta por 137 paróquias divididas em 5 regiões pastorais. Com as bênçãos de Deus, somos um solo fecundo de vocações, com um clero numeroso e bem formado; nosso seminário é reconhecido nacionalmente e a presença dos religiosos e religiosas de diversas congregações muito contribuí para a ação evangelizadora. Ademais, em nossas paróquias, muitos são os leigos engajados nos inúmeros trabalhos das diversas frentes pastorais e dos nossos movimentos, fazendo com que o Evangelho fecunde todo o nosso chão e leve esperança a todos.

L4: Como Igreja viva, que se alimenta da fé, da oração, do cuidado, da partilha e da escuta, colocam-se a serviço do Evangelho nosso Arcebispo, padres religiosos e leigos que, seguindo os passos de Jesus, colocam-se à caminho do Reino numa Igreja sinodal. Que a celebração desses 280 anos renove em nós a fidelidade ao Evangelho, para que nossa Igreja continue sendo um farol aceso de esperança e serviço aos irmãos.

Todos: Concedei-nos a graça continuar vivendo com alegria a sinodalidade, saindo da comodidade e indo ao encontro dos irmãos e irmãs.

CANTO:

Chama viva da minha esperança, / este canto suba para Ti! / Seio eterno de infinita vida, / no caminho eu confio em Ti!

  1. Toda a língua, povo e nação / tua luz encontra na Palavra. / Os teus filhos, frágeis e dispersos / se reúnem no teu Filho amado.
  2. Deus nos olha, terno e paciente: / nasce a aurora de um futuro novo. / Novos Céus, Terra feita nova: / passa os muros, ‘Spirito’ de vida.
  3. Ergue os olhos, move-te com o vento, / não te atrases: chega Deus, no tempo. / Jesus Cristo por ti se fez Homem: / aos milhares seguem o Caminho.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Dir: Confiantes na misericórdia de Deus, elevemos nossas preces, dizendo:

Senhor, sede nossa rocha e salvação!

  1. Pelo nosso Arcebispo D. Airton, presbíteros e diáconos de nossa Arquidiocese: para que tenham a força do Espírito Santo e a perseverança na missão de serem sinal do Bom Pastor, nós Vos pedimos:
  2. Por nossos seminaristas: para que sejam perseverantes e corajosos no caminho do discernimento e da preparação para o ministério sacerdotal, nós Vos pedimos:
  3. Por todos os agentes de Pastorais, movimentos e demais serviços de nossa Arquidiocese: para que não desanimem, mas que encontrem em Cristo a rocha firme que sustenta suas vidas e seus trabalhos, nós Vos pedimos:
  4. Pelos que exercem poder e autoridade: para que, conscientes de sua missão, tenham um olhar cristão voltado para os irmãos e irmãs que sofrem, especialmente onde a vida é ameaçada, nós Vos pedimos:
  5. Pelas comunidades paroquiais de nossa Arquidiocese: para que permaneçam vivas e atuantes na história, transmitindo a fé de geração em geração, com coragem e alegria, Nós Vos pedimos:

Dir: Pai de bondade, que vos mostrastes próximo de nós ao longo da história, acolhei as nossas preces e concedei-nos as graças que imploramos com fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(Onde houver comunhão e benção do Santíssimo, segue-se segundo o costume. Se não houver, encerra-se com Oração do Pai Nosso e Reposição do Santíssimo).

Dir: Desejosos de buscar a união em Cristo, rezemos:

Todos: Pai nosso…

Dir: Rezemos juntos a oração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana:

ORAÇÃO:

Senhor Jesus Cristo, candor da luz eterna, que caminhas cada dia junto a nós, olha com ternura o teu povo que peregrina na Arquidiocese de Mariana e renova-nos com a força do teu Evangelho. Nós te damos graças por estes 280 anos de vida cristã compartilhada e missão evangelizadora. Nós te bendizemos por tua Palavra aqui semeada desde os primórdios destas Minas Gerais e por teus sacramentos, fonte de vida e de esperança. Nós te louvamos por todos os acontecimentos da nossa história e por todas as pessoas que nela vos serviram através de seus ministérios e carismas. Dá-nos, como num novo Pentecostes, a efusão do teu Espírito Santo para superarmos os desafios do nosso tempo, vivendo a alegria do Evangelho, amando e servindo os pobres e sofredores, edificando a tua Igreja, sacramento de salvação. Elevamos esta súplica confiante em união com Maria, a Senhora da Assunção e seu esposo São José, nossos padroeiros. Tudo isso pedimos em teu nome, Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador, que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.

CANTO:

  1. Eu te louvarei, Senhor / De todo o meu coração. / Eu te louvarei, Senhor / De todo o meu coração.

Na presença dos anjos, A Ti cantarei louvores! / Na presença dos anjos, A Ti cantarei louvores!

  1. Eu te amarei, Senhor / de todo o meu coração. / Eu te amarei, Senhor / de todo o meu coração

Na presença dos anjos, A Ti cantarei louvores! / Na presença dos anjos, A Ti cantarei louvores!

Terceiro dia do Tríduo Preparatório para Celebração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana

História de Santidade: o amanhã que somos chamados a ser

REFRÃO MEDITATIVO:

Confiemo-nos ao Senhor ele é justo e tão bondoso / Confiemo-nos ao Senhor, aleluia!

ACOLHIDA:

Irmãos e irmãs, reunidos em comunidade de fé, queremos louvar e bendizer a Deus por tanto bem que realiza em favor de nós, Seu povo. Ao celebrarmos o terceiro dia do Tríduo Preparatório para a Celebração dos 280 anos da criação da Arquidiocese de Mariana, somos chamados a voltar o nosso olhar para o amanhã celebrando a obra que Deus ainda deseja realizar em nós e por meio de nós. Recordamos os modelos de santidade surgidos em nossas terras, homens e mulheres que viveram o Evangelho com fidelidade e que nos apontam o caminho para o futuro: para a Igreja que somos chamados a ser. Que este momento de celebração nos ajude a renovar nosso compromisso: ser uma Igreja cada vez mais missionária, acolhedora, formadora de discípulos, testemunha viva da fé em Cristo – uma Igreja Santa!

CANTO:

O Senhor necessitou de braços / Para ajudar a ceifar a messe. / E eu ouvi seus apelos de amor, / Então respondi: / “Aqui estou, aqui estou!”

  1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, / Eu quero viver com muito amor o que aprendi!
  2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, / Eu quero assumir a tua cruz e carregar!
  3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, / Eu quero ouvir a tua voz e propagar!

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Irmãos e irmãs, neste terceiro dia, peçamos ao Pai que nos ajude, como outrora ajudou a tantos bem-aventurados homens e mulheres que por estas terras caminharam antes de nós e que hoje habitam com Ele na glória, a trilharmos juntos um caminho de santidade. Preparemos nossos corações para acolher em nosso meio a presença de nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. A Ele, o Santo dos Santos, confiemos nossa vida. Cantemos:

CANTO DE EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

  1. Vem, Senhor Jesus! / O coração já bate forte ao Te ver / A Tua graça hoje eu quero receber / Sem a bênção do Senhor não sei viver! / Vem, Senhor Jesus! / Olhar o povo ao Teu redor me faz lembrar / A multidão lá no caminho a Te esperar / Vem, ó Santo de Israel / Passar também neste lugar!

É o Rei, à nossa frente está / É feliz quem o adorar / É Jesus, o nosso mestre e Rei / Bem aqui, tão perto se deixa encontrar / Diante do Rei dos reis, todo joelho se dobrará! (bis)

Dir: Graças e louvores se deem a todo o momento (3x)

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dir: Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia,

Todos: Fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria.

 Dir: Rezemos juntos

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

DEUS NOS FALA

Dir: Irmãos e irmãs, o Senhor continua a falar ao seu povo, revelando-nos o caminho que devemos seguir. Hoje, ao refletirmos sobre o chamado à santidade, abramos o coração para escutar a Palavra que ilumina nossos passos e renova a nossa esperança. Que a escuta atenta da Escritura desperte em nós o desejo de viver com fidelidade o Evangelho, fazendo da nossa vida e da nossa Igreja um sinal da presença de Deus no mundo.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

  1. Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia!
  2. Não só de pão o homem viverá, mas de toda a Palavra, que procede da boca de Deus, aleluia, aleluia!
  3. Se vos perseguem por causa de mim, não esqueçais o porquê, não é o servo maior que o Senhor, aleluia, aleluia!

Evangelho  (Mt 9,27-31)

Breve Reflexão:

Dir: Eis que estamos diante do próprio Deus que vem ao nosso encontro pelo Seu Divino Filho Jesus, que se entregou livremente. Ele que nos amou por primeiro, assumiu a fragilidade humana, caminhou entre nós, fez a opção pelos desvalidos e mais necessitados. Por isso, e para nossa salvação, foi condenado, crucificado, desceu à mansão dos mortos; mas Deus o ressuscitou e vivo Ele está no meio de nós! Chama-nos a sermos continuadores de sua obra e em comunhão com Ele, esperança que não decepciona, continuar a construir uma Igreja santa, missionária e comprometida com o Reino. Que o testemunho dos modelos de santidade da nossa Arquidiocese nos ajude a viver com simplicidade, serviço e entrega os sonhos de Deus.

L1: Com o coração disponível e grato a Deus que nos permite esse momento de intimidade, O adoremos no seu Santíssimo Sacramento e desejemos abrir o coração para a acolher seus ensinamentos e compreendermos com humildade e determinação a missão que nos é confiada, que é sermos membros ativos do Seu corpo místico, a Igreja, nesta porção do Rebanho de Cristo.

Todos: Senhor, fazei de nós sinais vivos do vosso Reino

L2: Participantes da Igreja militante, nesta Arquidiocese, vem-nos as inspirações da Igreja Triunfante, os prodígios celestes que confiaram na Verdade da Salvação. Não pouparam esforços, testemunharam o Cristo e, por isso, após 280 anos, podemos contemplar o amor de Deus para conosco na vida dos que ganharam os Céus, após semearem com suor, lágrimas e sangue esta terra que fecundou tantas sementes de fidelidade à Palavra de Vida Eterna.

Todos: Senhor, fazei de nós sinais vivos do vosso Reino

L3: Olhar para o que somos chamados a ser amanhã é deixar-se inspirar pelos santos e santas de nossas terras: a Beata Isabel Cristina, o venerável Dom Viçoso, os servos de Deus Dom Luciano, Monsenhor Horta, Lola e tantos outros discípulos e discípulas que viveram o Evangelho entre nós, nos altares e nas ruas, nas igrejas e nas casas simples de nosso povo. Eles não apenas marcaram a história, mas continuam a iluminá-la como estrelas que, no céu da nossa fé, indicam o caminho da esperança. Em suas vidas, descobrimos que a santidade não é feita de gestos grandiosos, mas de fidelidade cotidiana; não é privilégio de poucos, mas vocação de todos. Eles apontam o rumo: fidelidade a Deus, compromisso com os pobres e confiança no Espírito que renova todas as coisas.

Todos: Senhor, inspirai-nos a coragem, humildade e fé viva que fizeram de nossa Arquidiocese um sinal do vosso amor no mundo.

Dir: O futuro da nossa Arquidiocese não é alicerçado apenas nas grandes celebrações, mas, principalmente, no cotidiano silencioso de tantos homens e mulheres que, movidos pela fé, constroem o Reino de Deus com simplicidade e coragem. Cada pastoral, cada serviço, cada ato de caridade é um tijolo nessa obra que Deus continua edificando entre nós. Que este Tríduo desperte em nós o desejo de continuar escrevendo a história da fé com as nossas mãos. Que o “amanhã” da Arquidiocese de Mariana seja marcado pela comunhão, pelo serviço e pela esperança.

Todos: Que o futuro da nossa Igreja seja santo, missionário e cheio da vossa presença.

CANTO:

  1. Me chamaste para caminhar na vida, contigo. / Decidi, para sempre, seguir-te, não voltar atrás! / Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. / É difícil, agora, viver sem lembrar-me de ti!

Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! / Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti. (bis)

  1. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta. / eu pensei, na fuga, esconder-me, ir longe de ti. / Mas, tua força venceu e, ao final, eu fiquei seduzido / é difícil, agora, viver sem saudade de ti.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Dir: Irmãos e irmãs, diante do Senhor da História, queremos colocar em suas mãos o futuro da nossa Arquidiocese. Confiantes na ação do Espírito Santo, elevemos nossas súplicas dizendo:

Renovai, Senhor, a vossa Igreja em santidade e amor!

  • Abençoai todos os ministros ordenados da Vossa Igreja para que, iluminados pelo exemplo de Dom Viçoso e Dom Luciano, sejam testemunhas da ternura de Cristo e guias firmes do vosso povo, supliquemos.
  • Iluminai os vocacionados, religiosos e religiosas, leigos e leigas para que perseverem no caminho que trilham e sejam fortalecidos na fé, a fim de testemunhar-Vos em todas as circunstâncias da vida e participem, um dia, de vossa glória, supliquemos:
  • Fortalecei a todos nós, fiéis das diferentes Regiões, Foranias, Paróquias e Comunidades de nossa Arquidiocese, para que à luz de Vossa sabedoria, façamos florescer novas vocações e expressemos, com a vida, o Evangelho da justiça, da paz e da solidariedade, supliquemos:
  • Para que todos nós que cremos em Vós sejamos sensíveis à Vossa vontade e ao pedido de Vossa Santíssima Mãe, a Senhora da Assunção, esforçando-nos para o cumprimento pleno de Vossos ensinamentos; que confiemos em Vossa bondade infinita e, enquanto caminhamos nesta terra, participemos de maneira consistente e profunda da vida de nossa Arquidiocese nos inspirando naqueles que vivem convosco na eternidade, supliquemos:

Dir: Senhor Deus, que fizestes de nossa Igreja um sinal da vossa presença ao longo destes séculos, conduzi-nos pelo vosso Espírito, para que sejamos santos, como Vós sois santo, e testemunhas fiéis do vosso Reino em nossa terra de Minas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(Onde houver comunhão e benção do Santíssimo, segue-se segundo o costume. Se não houver, encerra-se com Oração do Pai Nosso e Reposição do Santíssimo).

Dir: Desejosos de buscar a união em Cristo, rezemos:

Todos: Pai nosso…

Dir: Rezemos juntos a oração dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana:

ORAÇÃO:

Senhor Jesus Cristo, candor da luz eterna, que caminhas cada dia junto a nós, olha com ternura o teu povo que peregrina na Arquidiocese de Mariana e renova-nos com a força do teu Evangelho. Nós te damos graças por estes 280 anos de vida cristã compartilhada e missão evangelizadora. Nós te bendizemos por tua Palavra aqui semeada desde os primórdios destas Minas Gerais e por teus sacramentos, fonte de vida e de esperança. Nós te louvamos por todos os acontecimentos da nossa história e por todas as pessoas que nela vos serviram através de seus ministérios e carismas. Dá-nos, como num novo Pentecostes, a efusão do teu Espírito Santo para superarmos os desafios do nosso tempo, vivendo a alegria do Evangelho, amando e servindo os pobres e sofredores, edificando a tua Igreja, sacramento de salvação. Elevamos esta súplica confiante em união com Maria, a Senhora da Assunção e seu esposo São José, nossos padroeiros. Tudo isso pedimos em teu nome, Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador, que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.

CANTO (Hino dos 280 Anos da Arquidiocese de Mariana):

  1. Jesus Cristo, o “Esplendor da Luz Eterna¹”,
    quis conosco, nestas terras, vir morar;
    Bom Pastor que, com amor, cuida e governa
    sua Igreja em Mariana quis plantar.

Refrão: Quase três séculos de história celebramos;
de alegria vibra o nosso coração.
E, com Maria, mil louvores entoamos
ao Deus que em nós fez maravilhas neste chão!

  1. Bons pastores seu legado aqui deixaram,
    no trabalho pastoral, na formação.
    E, do Reino, as sementes espalharam
    ensinando o amor a Deus e aos irmãos.
  1. O fermento desse Reino entrou na massa
    pelas mãos e o coração do nosso povo:
    o laicato, que a missão ama e abraça;
    sal e luz na construção de um mundo novo
  1. Nesta Igreja, nossa história nos alegra;
    compromisso é o que nos move e nos conduz.
    “Novo céu e nova terra” é a nossa meta
    nosso sonho é o mesmo sonho de Jesus.

Clique aqui e baixe o documento em PDF na íntegra.

Agenda