terça-feira

, 23 de abril de 2024

3º Ano Vocacional do Brasil é aberto na Arquidiocese de Mariana

21 de novembro de 2022

Foto: Magu Tavares

Buscando fortalecer a cultura vocacional no Brasil, aconteceu na tarde deste domingo, 20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, tirado do Evangelho de São Lucas 24, 32-33.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG), e contou com a presença de padres do Clero Marianense, religiosos, leigos de mais de 40 paróquias e jovens de várias cidades que desejam ingressar na vida religiosa. 

Segundo o Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana, Padre Rosemar Marcos Condé, o Ano Vocacional tem o intuito de construir uma cultura vocacional. Ele ainda ressaltou que é necessário pensar nas “vocações como um despertar”, para que todas sejam fortalecidas, não somente a sacerdotal e religiosa, mas, fazer com que todos juntos possam rezar e trabalhar mais por todas as vocações”. 

Foto: Magu Tavares

O Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, explicou  que uma das preocupações da Igreja é o número de vocações que vem diminuindo no país. No entanto, ele ressaltou que “graças a Deus, na Arquidiocese de Mariana, não diminui, só aumenta”. Ele ainda afirmou que a nova Semana Vocacional, que será realizada em janeiro de 2023, já conta com vários candidatos para participar do encontro. 

“Para o próximo ano, vamos ter um grupo, mais uma vez, grande. São cinco novos padres [com a ordenação ocorrida no último sábado] e três seminaristas que vão para as paróquias para fazer o ano de discernimento.  Em 2024, talvez, vão ser três ou quatro [novos presbíteros] também. Isso significa que o trabalho vocacional é bem feito. Os padres nas paróquias fazem um bom trabalho de incentivo de promoção vocacional. Eles inspiram os jovens,” destacou. 

Para Dom Airton, é uma alegria ver os diversos frutos que brotam desta Igreja Particular como os neo-sacerdotes, os seminaristas que irão para o ano do discernimento e a beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, a ser realizada no dia 10 de dezembro. “Para nós é uma riqueza enorme, uma jovem de 20 anos, leiga, universitária, vicentina, que foi assassinada em Juiz de Fora”, comentou o Arcebispo. 

A presença dos religiosos

Dom Airton com os representantes das comunidades religiosas presentes na Arquidiocese de Mariana. Foto: Magu Tavares

Em sinal de comunhão e fraternidade, a celebração de abertura também contou com a presença de representantes das comunidades de religiosos e religiosas que atuam na Arquidiocese de Mariana, como a Irmã Arlene Fonseca Simões, da Congregação das Irmãs Passionistas, de São Paulo da Cruz. De acordo com ela, “a vida religiosa consagrada convida a gente a deixar tudo, como o mestre, e segui-lo. Para ser religiosa ou religioso hoje, é necessário fazer isso, deixar tudo, tudo que te impede a seguir Jesus e, isso convoca a família, envolve os amigos, não é que a gente não vai mais estar com eles, mas a gente opta a deixá-los, para seguir um caminho maior, um caminho radical junto a Jesus”.

Seminário São José também marcou presença

Os seminaristas do Seminário São José também marcaram presença na abertura do 3º Ano Vocacional e relataram como é bom servir o povo de Deus e partilharam suas percepções. 

“O caminho vocacional é sempre uma experiência íntima de amor. É uma forma de experimentarmos, de um modo mais íntimo, o amor de Deus e poder ser canal desse amor até as pessoas. Eu acredito que toda vocação nasce do seio de uma comunidade, de uma família e de uma experiência com Deus. E comigo não foi diferente, através da minha experiência na comunidade de fé e a vivência em família de oração pude experimentar um pouquinho mais e entender o chamado que Jesus fazia para mim”, relatou Mateus Lopes de Carvalho, da cidade de Canaã (MG), que está no 1º ano de Teologia. 

Ele ainda deixou uma mensagem de inspiração para aqueles que se sentem chamados a fazer o discernimento vocacional: “Jovem, não tenha medo de entrar nesse caminho! Fazer o caminho vocacional é muito mais do que apenas saber se eu quero ou não ser padre, é uma experiência de poder realmente experimentar esse amor de Deus”, destacou o seminarista Mateus. 

“O Senhor me chamou para segui-lo e estou firme e forte. Foi através de uma revelação que ele me fez por meio dos Terço dos homens, que tem lá na minha paróquia, e também ajudando nas missas”, afirmou o seminarista Eduardo Felipe Araújo da Costa, que veio de Casa Grande (MG), para estudar Filosofia, no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana.

Da esquerda para a direira, os seminaristas Mateus e Eduardo. Foto: Magu Tavares

Iluminação para o discernimento

Na cerimônia de abertura do 3º Ano Vocacional, também estiveram presentes vários jovens que desejam seguir a vida religiosa. Como é o caso da Eliane Nicolau Nepomuceno, de 24 anos, que veio da Paróquia São Pedro, de São Pedro dos Ferros (MG), e disse que o Ano Vocacional vai ajudá-la a decidir o melhor caminho a que ela deve seguir. 

“Minha ligação com a religião vem desde os nove anos de idade. Com sete anos, eu mesma pedi para ser batizada e aos nove comecei a frequentar a igreja. Até então tenho participado de diversas pastorais. Eu vejo que é uma coisa que eu gosto, que eu faço por amor. Não é uma coisa que me obrigam a fazer. O Ano Vocacional vai ser de extremo apoio em minha decisão, seja ela qual for, que seja para o bem, para a vida religiosa, sendo leiga ou não. Por isso, eu vou seguindo os exemplos e me apoiando nas cerimônias”, contou Eliane. 

Sobre o Ano Vocacional

As atividades do 3° ano vocacional se estendem até a próxima Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 26 de novembro de 2023. Todos os jovens estão convidados a participar. 

Para motivar a participação de todos neste momento e reunir como material de consulta, a Arquidiocese de Mariana criou uma página especial em seu site para o 3º Ano Vocacional. Conheça em: www.arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/ 

Confira outras fotos na página no Facebook: CLIQUE AQUI

Veja também:

Às véspera da abertura do Ano Vocacional, cinco novos padres foram ordenados na Arquidiocese de Mariana

Estão abertas as inscrições para a Semana Vocacional 2023

Agenda

VEJA TAMBÉM