quinta-feira

, 18 de abril de 2024

3º Ano Vocacional é tema da nova edição do Jornal Pastoral

22 de dezembro de 2022

Já está disponível no site da Arquidiocese de Mariana a mais nova edição do Jornal Pastoral. Dessa vez, o informativo reflete sobre o 3º Ano Vocacional, vivenciado pela Igreja no Brasil entre novembro de 2022 e novembro de 2023. Para isso, a matéria principal apresenta uma explicação sobre o Sacramento da Ordem.

Recordando os importantes eventos arquidiocesanos ocorridos no fim deste ano, o Jornal Pastoral traz uma entrevista com o Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Geraldo Martins, sobre o 8º Fórum Social pela Vida, realizado em Carandaí (MG) dos dias 24 a 27 de novembro. Ainda em júbilo pela beatificação de Isabel Cristina, a primeira Beata da Arquidiocese de Mariana, a publicação traz uma matéria especial contando como foi a celebração e os próximos passos a serem dados visando a canonização da Mártir mineira.

Dando continuidade à formação sobre o documento com as diretrizes e orientações para os ministérios dos cristãos leigos e leigas na Arquidiocese de Mariana, iniciada na edição nº 325, o Padre José Antônio de Oliveira fala sobre a importância de buscar ser uma Igreja missionária e ministerial.

Por sua vez, o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, apresenta em sua coluna um artigo sobre o Laicato e a Sinodalidade. “Em numerosos lugares ainda perdura uma compreensão muito limitada da identidade e missão dos leigos. Até a mentalidade e a prática oriundas da antiga Ação Católica soam a muitos como grande novidade! Tal limitação se ergue como um dos maiores desafios diante de uma Igreja mais sinodal. Urge superá-lo. E isso se torna possível com leigos que se autocompreendem não mais como ‘objetos’ do cuidado do clero ou seus meros substitutos, mas como sujeitos da vida eclesial”, afirma.

Fechando a edição, a editoria de Arte, Cultura e Fé traz uma matéria sobre o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra que em 2022 completou 60 anos de existência. O museu está localizado na Rua Frei Durão, nº 49, no Centro Histórico de Mariana (MG) e é aberto à visitação. Vale a pena conhecer!

Tenha uma boa leitura e ajude a compartilhar o Jornal Pastoral em sua paróquia, comunidade, pastoral ou movimento.

LEIA AQUI O JORNAL PASTORAL

Agenda

VEJA TAMBÉM