sábado

, 25 de maio de 2024

3º Ano Vocacional é tema de formação na Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca

08 de maio de 2023

No último sábado, 06 de maio, aconteceu na Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca (MG), uma formação sobre o 3° Ano Vocacional do Brasil, cujo tema é “Vocação: graça e missão” e tem como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 13-35).

Com o intuito de refletir não somente sobre as vocações específicas (sacerdócio, matrimônio e vida religiosa), mas também a vocação universal de todo cristão (o chamado à santidade), a formação convidou a cada um dos presentes a olharem para a sua própria experiência de fé e refletir qual caminho está trilhando, enquanto Igreja de Deus.

Conduzido pelo Assessor Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, Padre Rosemar Marcos Condé, a formação discorreu a partir do texto-base do Ano Vocacional e foi estruturada da seguinte forma: apresentação do tema, trabalho em grupo e pistas de ação para serem desenvolvidas na paróquia.

Algo que perpassou todo o encontro foi a ênfase que “a vocação é dom, é graça. A Igreja, e consequentemente cada um de nós, participa respondendo ao dom recebido de forma gratuita e generosa. Todos são presenteados por Deus com sua vocação. Esse dom, que é recebido, necessariamente precisa ser alimentado. O Concílio convida a nutrir a vocação com a Palavra, e Sacramentos, a Oração e o Serviço ao próximo” (Texto base, 32).

Segundo Padre Rosemar, “refletir sobre a temática do 3º Ano Vocacional é sempre uma oportunidade para as nossas comunidades crescerem na consciência de que todos somos vocacionados. Todos nós temos uma vocação pelo nosso batismo e precisamos responder a Deus nosso sim alegre e generoso. Creio que aqui está a grande contribuição deste ano vocacional nacional: a nossa vocação é uma graça e missão. Por isso, precisamos deixar nosso coração arder e colocar nossos pés a caminho. Neste sábado tivemos essa oportunidade de refletir e aprofundar este tema com alguns paroquianos em Acaiaca. Que este momento possa produzir frutos nesta querida comunidade paroquial”.

Para a jovem crismanda, Yasmin Miranda de Oliveira, “o encontro foi um momento de muito aprendizado para a comunidade paroquial que nos ensinou a olharmos de um modo diferente para a vocação. A vocação não é apenas se tornar sacerdote, todos nós somos vocacionados, somos chamados a viver a nossa vocação que é o chamado de Deus, seja em um matrimônio, namoro ou em família, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitem evoluir e dar continuidade às obras de Deus. São algumas formas de nossa experiência vocacional”.

Histórico dos anos vocacionais anteriores

Neste 3º Ano Vocacional do Brasil estamos celebrando os 40 anos do primeiro Ano Vocacional que aconteceu em 1983 cujo lema foi “Vem e segue-me”; o segundo Ano aconteceu em 2003 cujo tema foi “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas”.

Texto e imagens: Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca

Saiba mais sobre o 3º Ano Vocacional em: www.arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/

VEJA TAMBÉM