terça-feira

, 28 de maio de 2024

34° Reencontro do Movimento de Cursilhos de Cristandade marca reinício das atividades após a pandemia

17 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

A Região Mariana Sul recebeu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro o 34° Reencontro do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Mariana. À ocasião, 150 cursilhistas de toda Arquidiocese se reuniram no Colégio Salesianos, em Barbacena (MG), participando de momentos de formação, reflexão e espiritualidade.

Durante o evento foram discutidos os temas: “A Família”, com palestrante Dr. Claudio Bomtempo; “Vocação, Graça e Missão: Responsabilidade e Testemunho”, proferida pelo Padre Marco Túlio da Paz, Diretor Espiritual do MCC, Beatificação de Isabel Cristina, com o Diácono Antônio do Prado da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena.

O Reencontro do MCC marcou o reinício das atividades na caminhada deste ano e no pós-pandemia, já que o último realizado aconteceu em 2020. De acordo com o casal coordenador do Movimento na Arquidiocese de Mariana, Edna Maria Costa Flisch Rodrigues e Antônio Zacarias Rodrigues, o movimento nasceu na Espanha e veio para o Brasil em 1962, quando aconteceu o primeiro evento no país. “Inclusive foi comemorada a data de 60 anos, com Romaria em São Paulo, na cidade de Aparecida (SP)”, comentaram.

Segundo eles, o Movimento de Cursilhos de Cristandade teve início na Arquidiocese de Mariana em 1972 com Dom Barroso, quando pediu autorização a Dom Oscar para iniciar em nossa Arquidiocese.

Durante o ano, a Arquidiocese de Mariana realiza quatro cursilhos, que acontecem na cidade Congonhas (MG). Em abril e no mês de outubro, sendo divididos nos dois meses, entre masculino e feminino.

Quem se interessar em fazer parte deste movimento, pode entrar em contato com os coordenadores Edna e Zacarias, para mais informações: Edna (32) 998044111 e Zacarias (32) 999359315.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Edina Flisch