terça-feira

, 16 de agosto de 2022

42ª Semana do Aleijadinho é iniciada em Ouro Preto

13 de novembro de 2019 Arquidiocese

Organizada pela pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho, a 42ª Semana do Aleijadinho foi iniciada nessa terça-feira (12), em Ouro Preto. A abertura foi realizada pelo presidente do Museu Aleijadinho, cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, e contou com apresentação, pela empresa Anima, do Processo de Restauração dos elementos artísticos e bens integrados da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Neste ano, a Semana tem como tema “A preservação do patrimônio história e as manifestações culturais na paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto”. Seu objetivo é a valorização da arte e da cultura em suas diversas manifestações,  fazer memória ao patrono das artes no Brasil, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)  e comemoramos o aniversário de fundação do Museu Aleijadinho, no dia 18 de novembro.

Segundo o professor Herinaldo Alves a Semana do Aleijadinho foi criada 1968 pelo então pároco, Dom Francisco Barroso Filho. “Ela foi criada como um evento que antecedeu a inauguração do museu”, disse.

Museu Aleijadinho

O Museu Aleijadinho foi criado em 1958 com o intuito de contribuir com a preservação do patrimônio Histórico da  Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. O professor Herinaldo conta que em seu lançamento o então arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, deu a benção solene ao museu.

Nestes 51 anos de existência, o museu tem atuado nas funções de guardar, conservar e divulgar o patrimônio. Juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ele tem realizado ações efetivas no que tange a preservação do patrimônio histórico.

Clique aqui e confira a programação completa. 

 

 

Agenda