sábado

, 02 de março de 2024

53 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística são instituídos em Catas Altas da Noruega

25 de maio de 2022 Arquidiocese

No domingo, 22 de maio, foram instituídos 53 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) na Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG), na Região Centro da Arquidiocese de Mariana. A celebração aconteceu no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças e marcou o sim dito pelos homens e mulheres que aceitaram o chamado de Deus, através do convite feito pelo pároco, Padre João Luiz da Silva. 

Segundo o Padre João Luiz, havia uma grande necessidade de ministros na comunidade paroquial. “Desde quando cheguei em Catas Altas da Noruega, percorrendo as 17 comunidades rurais e a sede da paróquia, percebi que havia a necessidade de formar uma equipe de ministros da Eucaristia, sobretudo, para o atendimento aos enfermos e idosos. A partir disso, convidamos estes que consideramos dignos para exercerem tal ministério”, disse.

Os novos ministros tiveram uma formação sólida e aprofundada aos finais de semana durante quatro meses, oferecida pelo pároco, pelo colaborador da Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), Diácono Anderson Lúcio da Costa, e pelas ministras Fátima Aparecida Fernandes de Souza Ferreira e Efigênia Petrina Aleixo Gomes da Paróquia Nossa Senhora da Luz, também de  Conselheiro Lafaiete.

O Diácono Anderson relatou sua alegria ao ajudar na formação dos novos ministros. “Para mim, esse convite foi uma grande alegria e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade.  Despertar e formar no coração dos candidatos a MECEs o senso do grandioso Serviço ao qual iriam assumir. Não se trata de lidar com algo humano, mas sim do Divino. Não se trata de manusear algo criado por Deus, mas sim de guardar, zelar, adorar e defender a Eucaristia. Nela nossas mãos humanas tocam a Deus, o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Também desperta o carinho e o zelo piedoso na visita aos enfermos, onde nós encontramos nas pessoas que sofrem o rosto de Cristo Sofredor, como disse certa vez nosso Arcebispo, Dom Airton José dos Santos. Agradeço ao Padre João Luiz a confiança”, descreveu.

Por sua vez, a ministra Fátima Fernandes afirmou que “a doação e a oração são os grandes meios para alcançarmos a salvação e todas as graças que queremos de Deus. Fiquei muito feliz em poder servir em Catas Altas da Noruega. Estou muito realizada, com toda a minha pequenez e humildade, ter tido a oportunidade de servir”.

Já para a nova ministra instituída, Marilene Aparecida Souza Moreira, o sentimento é de gratidão. “O sentimento de gratidão a Deus por nos permitir participar da sua obra salvífica, guardando o sacrário e levando o corpo de Cristo ao impossibilitado de frequentar a igreja”, afirmou.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia São Gonçalo do Amarante 

Agenda