quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

5º Encontro de Seminaristas da Etapa da Configuração, Diáconos transitórios e Padres recém-ordenados abordou a 3ª edição do Missal Romano

25 de julho de 2022 Arquidiocese

Foto: Padre Daniel, da Comissão de Liturgia do Regional Leste 2

Entre os dias 18 a 21 de julho, aconteceu, no Convivium Emaús, em Belo Horizonte (MG), o 5º Encontro com Seminaristas da Etapa da Configuração, Diáconos Transitórios e Presbíteros com até um ano de ordenação do Regional Leste 2 (Minas Gerais). Neste ano, o tema do encontro foi “Lex Orandi, Lex Credendi na 3ª editio typica do missal romano – aspectos práticos para a presidência litúrgica”, sendo assessorado pelo Diretor de Estudos do Seminário Arquidiocesano São José e Doutor em Liturgia, Padre Geraldo Dias Buziani.

Anualmente preparado pela Comissão de Liturgia do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o momento de formação contou com a presença de mais de 60 participantes das diversas (Arqui)dioceses mineiras. O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre e Referencial da Comissão de Liturgia do Leste 2, Dom José Luiz Majella Delgado, também participou.

O encontro foi marcado por exposições de conteúdo teológico-doutrinal e aspectos práticos, por parte do assessor, bem como de trabalhos de grupo a respeito da Instrução Geral do Missal Romano. Ao longo da formação, o Padre Geraldo apontou o desenvolvimento da reflexão teológica do sacramento da Eucaristia, partindo do modelo tomista-tridentino, até os dias atuais.

Foto: Padre Daniel, da Comissão de Liturgia do Regional Leste 2

Dessa forma, o assessor do encontro ofereceu as chaves de leitura necessárias para a adequada compreensão da forma da Missa como temos hoje, com sua riqueza de forma e conteúdo, e assim entender bem os propósitos da reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II, colhendo seus frutos.

“O encontro foi uma rica experiência para que os participantes pudessem compreender mais profundamente as razões da necessidade da reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II, num estudo atento sobre a necessária correspondência entre o conteúdo da fé e a forma ritual. Nesse sentido, o encontro possibilitou uma rica reflexão teológica sobre a Teologia Eucarística contida no Missal Romano, na sua terceira edição (2002) e em fase final de tradução para o Brasil, e a explicitação desta teologia no Ordinário da Missa nele contido”, avaliou Padre Geraldo Buziani sobre o evento.

Ainda, para o sacerdote, o caminho percorrido durante o encontro auxiliará os futuros presbíteros do Regional Leste 2 a crescerem na arte do bem celebrar e numa redescoberta da Liturgia como fundamento da experiência de fé no seguimento de Jesus Cristo.

Além do Diretor de Estudos do Seminário Arquidiocesano São José, da Arquidiocese de Mariana também esteve presente o seminarista do 4º ano da Etapa da Configuração, Carlos Geovane Nunes Magri, que considerou o encontro um momento rico de formação e que propício para conhecer a beleza do rito em “sua nobre simplicidade, sua riqueza teológica e sua força espiritual”.

“As exposições feitas pelo Padre Geraldo e as contribuições de Dom José Luiz Majella Delgado, especialmente, no que se refere à Terceira Edição Típica do Missal Romano que está por vir, nos ofereceram uma visão integral do Rito Romano, mostrando sua grande riqueza e beleza, muito contribuindo para nos percebermos como verdadeiros servos da liturgia. Ademais, o encontro, além dos momentos de trabalho, foi um rico momento de partilha e trocas de experiências com outros seminaristas, padres e diáconos de diversas dioceses de nosso estado”, comentou o seminarista Carlos Geovane.

Foto: Arquivo pessoal do seminarista Carlos Geovane

*Texto: Com a colaboração do seminarista Carlos Geovane

Agenda