quinta-feira

, 18 de abril de 2024

60 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora do Pilar marca as festividades em honra à padroeira de Ouro Preto

29 de junho de 2023 Arquidiocese

Recordando os 60 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora do Pilar, inicia-se nesta quinta-feira, 29 de junho, as festividades em honra à padroeira de Ouro Preto (MG). Com o tema “Senhora do Pilar, Mãe e discípula missionária, modelo dos vocacionados” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) as celebrações seguem até o dia 08 de julho, quando também celebra-se o aniversário municipal.

Considerada Mãe, Rainha e Padroeira de Ouro Preto, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, responsável pelas festividades, preparou uma extensão programação com momentos de oração, Celebrações Eucarísticas, atendimento às confissões, confraternização e um Seminário histórico sobre a devoção à Virgem Maria no solo ouro-pretano.

Ainda, durante a novena, às missas das 15h durante os dias de semana, serão contempladas as alegrias de Nossa Senhora. As sete alegrias foram impulsionadas pelos frades franciscanos baseadas das passagens bíblicas. Por isso, é conhecida também como Coroa Franciscana.

Nossa Senhora do Pilar na tradição cristã

Segundo a tradição cristã, o título de Nossa Senhora do Pilar tem origem há mais de 1900 anos. Ela diz que dia após dia aumentava a quantidade de cristãos que eram atraídos pelos milagres e pela pregação dos apóstolos. Porém, em perseguição contra a Santa Igreja, muitos cristãos eram presos, torturados e mortos pelos judeus. Com isso, os apóstolos, indignados, iniciaram a anunciar o evangelho para todos, conforme ordenou Nosso Senhor Jesus Cristo.

A devoção a Nossa Senhora do Pilar foi trazida para Ouro Preto provavelmente de São Paulo, na bandeira de Bartolomeu Bueno, tendo a imagem sido entronizada na primitiva capelinha que antecedeu o templo atual.

Programação – Festa do Pilar – 2023 – Confira aqui

*Com informações e imagem da Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Agenda