quinta-feira

, 18 de abril de 2024

A 6º Semana Social Brasileira (SSB) Divulga o primeiro episódio da Websérie “O Brasil que queremos”

12 de maio de 2022 Igreja no Brasil

A 6ª Semana Social Brasileira (SSB) lança no dia 10 de maio de 2022, às 15h, o primeiro episódio da websérie O Brasil que queremos. Serão Quatro episódios, transmitidos pelas redes sociais da @ssbrasileira. Escutar, falar, dialogar, aprender, mobilizar e construir coletivamente é a proposta da 6ª Semana Social Brasileira (2020 – 2023), que traz como tema Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e tem o objetivo da construir, de forma colaborativa, com as Pastorais e Movimentos Sociais o projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem viver dos povos”.

#EP1 – O Brasil que temos, foi divulgado dia 10 de maio de 2022, às 15h, nas redes sociais da @ssbrasileira. Colabora nesta reflexão, a historiadora e professora na Escola Nacional Florestan Fernandes. Virginia Fontes. A professora traz um panorama do Brasil e faz a análise a partir da conjuntura política, econômica, religiosa e cultural. Também, coloca no horizonte, os sinais de resistência populares. Aborda, ainda, o fato de como o país chegou até aqui, e apresenta pistas de ações para sair deste lugar, nada confortável, sobretudo para a população vulnerabilizada.

Assista aqui:

#EP2 – O Brasil que queremos, vai ao ar no dia 17 de maio de 2022, às 15h. Ajuda no debate, dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e secretário da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vicente contribui a partir dos questionamentos: “Quando falamos sobre o “Bem Viver dos Povos”, quais as rupturas e pontes que devem ser assumidas para este Brasil que queremos? Você sabe qual é sua vivência e missão sociotransformadora da Igreja? O bispo responde essas e outras questões nessa série, além de deixar uma poesia para esperançar o caminhar. E ele convida: “Então, vem comigo! Vem com a Igreja! Vem com a 6ª Semana Social Brasileira! Pois coletivamente podemos construir o Brasil que queremos!”.

O que são as Semanas Sociais Brasileiras

As Semanas Sociais Brasileiras são convocadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora.

São processos construídos de forma coletiva, à luz da Doutrina Social da Igreja, com as Pastorais Sociais, Movimentos Populares, Igrejas Cristãs, Inter-religiões, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil num debate sociopolítico e socioambiental, para uma atuação sociotransformadora.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a proposta de construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.

Na Arquidiocese de Mariana

Na Arquidiocese de Mariana, os cadernos preparatórios para a 6ª SSB tem sido tema de formação e debate neste primeiro semestre de 2022. Tendo como público alvo as lideranças paroquiais desta Igreja Particular, o estudo é organizado pela Equipe Executiva da 6ª SSB desta Arquidiocese, em parceria com a Escola Fé e Política Dom Luciano. Até o momento, já foram realizados três encontros. Confira mais detalhes aqui.

Texto e imagens: CNBB

Agenda