quinta-feira

, 30 de maio de 2024

A espiritualidade e a humanidade de Dom Luciano foram refletidas no 3º dia da Semana Acadêmica da FDLM

28 de agosto de 2023 Arquidiocese

Na noite de quinta-feira, 24 de agosto, aconteceu na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) o terceiro dia da 6ª Semana Acadêmica Dom Luciano. Refletindo sobre o patrono da instituição, a programação contou como a participação do Diretor da FDLM, Padre Edmar José da Silva que proferiu a palestra sobre “Dom Luciano Perito em Humanidade”, e do Padre Geraldo Martins, que falou sobre “A Espiritualidade em Dom Luciano”.

Ao falar sobre Dom Luciano, um dos aspectos que se tornam pertinentes é a forma como lidava com o ser humano. Dessa forma, Padre Edmar contou três fatos que demonstram esse afeto não só para com o povo, mas também para com os problemas da Igreja e do mundo, amando igual Jesus Cristo amou. Sendo assim, o Servo de Deus deixou o convite para cada um esvaziar de si mesmo e imitá-lo, voltando seu olhar para o Senhor.

Para viver esse plano da salvação, necessita-se de viver em uma profunda experiência com Cristo. Nesse sentido, para Dom Luciano não foi diferente, como afirmou Padre Geraldo: “Seu lema episcopal- In nomine Iesu– traduzia sua primeira e maior paixão: Jesus Cristo”. Concomitantemente a isso, a paixão pela Igreja e pelos pobres sendo alimentada pela espiritualidade da libertação e encarnação, ponderou o sacerdote em sua colocação.

Durante o terceiro dia da Semana Acadêmica Dom Luciano, foi evidenciada a importância de se recordar os grandes feitos de pessoas que marcaram a vivência da espiritualidade da Arquidiocese de Mariana. Além disso, contar tais ações com um plano de fundo filosófico-teológico na qual eleva o saber a um pensar diferente e ver as ações que, por ventura, se tornam cotidianas como um grande presente de vida.

A profundidade espiritual e o humanismo acolhedor foram as “duas asas” que moveram as ações práticas de Dom Luciano ao encontro do outro. Essa é a síntese das palavras de Padre Edmar e de Padre Geraldo Martins, proferidas na noite do terceiro dia da 6ª Semana Dom Luciano.

Texto: Gustavo

Fotos: Caio Amora