segunda-feira

, 20 de maio de 2024

A Importância do Dízimo para os trabalhos de evangelização

08 de novembro de 2022 Arquidiocese

Foto: Paróquia Santa Mônica

Novembro é marcado na Arquidiocese de Mariana pela celebração do Mês do Dízimo. A iniciativa busca informar e conscientizar os fiéis sobre a importância do Dízimo nas atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja – como explica o Assessor Arquidiocesano do Dízimo, Padre José Afonso de Lemos, em artigo.

Leia o texto na íntegra em:

Prezados irmãos e irmãs dizimistas, paz e bem!

Novembro é o mês do dízimo na Arquidiocese de Mariana. O dízimo expressa a corresponsabilidade dos leigos e leigas na vida da Igreja. Após o Concílio Vaticano II, os leigos deixaram de ser “cumpridores de tarefas” e passaram a ser protagonistas da Evangelização.

Neste mês de novembro, todos nós somos convidados a meditar sobre a nossa responsabilidade e participação na comunidade Cristã através do reconhecimento e devolução do dízimo. Sabemos que “todos os dízimos da terra são propriedades do Senhor” (cf. Lv 27,30) e, por isso, a nossa fidelidade deve ser constante. Sendo assim, nos comprometemos de forma direta com o anúncio do Evangelho difundido através da Igreja que é corpo místico de Cristo, e é na Igreja que devolvemos a Deus o dízimo de tudo que Ele nos dá: “Trazei integralmente o dízimo ao tesouro do templo. Que haja alimento na minha Casa” (cf. Ml 3,10).

Procuremos em nossas comunidades celebrar com carinho e entusiasmo o mês do dízimo. Encaminhamos algumas sugestões para serem trabalhadas nas paróquias durante o mês de novembro. Além das sugestões, os agentes do dízimo podem pensar outras atividades de acordo com a realidade local. Aos dizimistas de nossa Arquidiocese, nossa gratidão! E Convidamos àqueles que ainda não são dizimistas a fazerem esta belíssima experiência de partilha em prol dos trabalhos de evangelização.

Padre José Afonso de Lemos

Assessor Arquidiocesano do Dízimo

Leia também:

Arquidiocese de Mariana reforça sobre a importância do Dízimo durante o mês de novembro

Agenda