terça-feira

, 09 de agosto de 2022

“A liturgia é o cartão postal da Igreja”, disse Dom Airton na celebração de abertura do Encontro Arquidiocesano de Liturgia

19 de outubro de 2019 Arquidiocese

“A liturgia é o cartão postal da Igreja. As pessoas se aproximam mais ou menos dependendo de como é a liturgia”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na celebração de abertura do Encontro Arquidiocesano de Liturgia na noite desta sexta-feira (18), na Casa de Retiro Dom Bosco, em Barbacena (MG). 

Dom Airton acrescentou que muitas vezes as pessoas deixam de entrar na igreja por causa das coisas que elas veem, por causa da forma de como elas são acolhidas. Ele também sublinhou que a liturgia é um serviço, um serviço à assembleia. “Um serviço à Deus, através das pessoas. Por isso, precisamos ter um certo cuidado com as coisas que fazemos na liturgia em nossas comunidades e em nossas paróquias”, afirmou.

O arcebispo disse que as pessoas que colaboram na liturgia precisam ter o compromisso de se apresentar bem. “Não precisa de luxo, não precisa de nada de extraordinário, nem daquilo que irá causar alguns transtorno. Precisamos ser acolhedores e o acolhimento nem sempre é apertar a mão do outro, mas são as coisas que nós fazemos e os outros se sentem bem. Eles não se sentem incomodados em aproximar”, disse Dom Airton.

O encontro

Essa edição do Encontro Arquidiocesano de Liturgia é voltada para os músicos. Ela tem como objetivo encerrar o ciclo de formações sobre “O canto e a música litúrgica” e  fortalecer a comunhão entre os músicos e as equipes de liturgia. O encontro está recebendo cerca de 110 participantes e tem assessoria do frei Joaquim Fonseca. A programação segue até domingo (20).

Agenda