domingo

, 19 de maio de 2024

A Pastoral Afro planeja atividades para o 2º semestre de 2020 na arquidiocese

25 de agosto de 2020 Arquidiocese

A Pastoral Afro-brasileira (PAB) na Arquidiocese de Mariana teve uma semana de muitas atividades visando manter as ações do seu planejamento de 2020. No período de 19 a 21, foram realizadas onlines reuniões com as coordenações regionais para avaliar o andamento das tarefas planejadas para 2020.

No último sábado, 22 de agosto, a coordenação arquidiocesana esteve reunida. Além das coordenações das regiões Norte, Oeste e Leste, participou o assessor arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Geraldo Martins, e o companheiro Tião Farinhada (Diocese de Caratinga).

Durante a reunião, o grupo discutiu a sistematização dos planejamentos regionais para aprofundar a compreensão sobre as comunidades quilombolas, bandas de congados e irmandades negras presentes no território da Arquidiocese de Mariana. Outros assuntos estiveram em pauta como o planejamento do 2º semestre com formação teológica e temas afins e a discussão sobre a participação da PAB em eventos virtuais como o 26º Grito dos Excluídos e a possibilidade da Romaria do Povo Negro ao Santuário de Nossa Senhora das Graças em Urucânia.

Ainda na noite do dia 20 de agosto, foi realizada uma reunião nacional da PAB com representação da Arquidiocese de Mariana. O objetivo foi iniciar a organização do Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas que vai acontecer em julho de 2021.

“Apesar da modalidade virtual, a PAB tem intensificado as suas atividades conforme as possibilidades do momento para garantir maior integração e capacitação das lideranças de todas as regiões pastorais”, ressaltou Maria José de Souza.

Agenda