Durante a Assembleia do Conselho Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, realizada na noite desta segunda, 25 de novembro, foi definida a temática da Campanha Missionária de outubro de 2020. “A vida é missão” será o tema que vai animar a ação missionária na Igreja, em conjunto com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), escolhido pelo Papa Francisco como inspiração bíblica para o Dia Mundial das Missões do próximo ano.
Na história da Campanha Missionária, o tema sempre esteve alinhado com a Campanha da Fraternidade, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2020, o tema escolhido será “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”.
Padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, fala que a inspiração para escolher a temática está na dimensão existencial da missão. “Ser missionário significa que a vida toda é uma missão. Ela não se reduz a tarefas, atividades, cursos, encontros ou visitas. Mas a missão é o todo do nosso ser! Inclusive a pessoa que está enferma e não pode mais sair de sua casa é missionária pelo seu próprio ser, onde ela está. Não há como desvincular a vida da missão. Papa Francisco também tem destacado a dimensão existencial da missão através das exortações apostólicas Evangelii Gaudium e Gaudete et Exsultate“, destacou o diretor.
A escolha deste tema estabelece uma relação de continuidade com o Mês Missionário Extraordinário, em que o tema foi “Batizados e Enviados”. A citação do profeta Isaías, “Eis-me aqui, envia-me!”, ajuda ainda mais a reconhecer a vida como missão.
Assembleia das POM
Realizada duas vezes ao ano, a Assembleia do Conselho Nacional das POM tem como finalidade a aprovação do Plano Orçamentário para 2020, avaliação do Mês Missionário e planejamento da Campanha Missionária do próximo ano, com indicação de tema e lema. O conselho é formado pelas seguintes entidades: Executiva do COMINA, CCM, CIMI, CRB, Repam, diretor geral das POM e secretários das Obras (IAM, Propagação da Fé e União Missionária).
Fonte: POM