Começou na tarde desta segunda-feira, 26 de agosto, a sétima Semana Dom Luciano. Durante a cerimônia, realizada nas dependências do Instituto de Teologia do Seminário São José, em Mariana (MG), foi destacada a importância da Arquidiocese de Mariana e do Seminário como produtores de conhecimento.
Neste ano, o evento tem como proposta refletir sobre os 280 anos de criação desta Igreja Particular, a ser comemorado em 6 de dezembro 2025. Abrindo as atividades, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, ressaltou que a Arquidiocese de Mariana nasceu sob o símbolo da fé, visando o anúncio do Evangelho, mas que também produz cultura, arte, história e conhecimento, por exemplo, com suas instituições de ensino e museus.
Na sua fala, ele também recordou que Mariana foi escolhida para ser a sede do primeiro bispado da região hoje compreendida como o Estado de Minas Gerais e berço de história.
“Com isso, nós temos esse dom, esse presente enorme para a cultura e para a nossa sociedade para formar pessoas pensadoras, homens e mulheres que pensam, que continuam progredindo no conhecimento e colaborando para que outros se apropriem desse conhecimento […]. Tudo isso faz com que essa Sé de Mariana produz aquilo que a Igreja pede para fazer: produz também ambiente de conhecimento”, disse Dom Airton.
Segundo o Diretor Geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), Padre Euder Canuto, o objetivo da semana acadêmica é resgatar a memória histórica e afetiva da Arquidiocese de Mariana, abrindo as comemorações para os 280 anos. “[É] o resgate de uma história que nos ajuda não a ficar no passado, mas a dar passos também em nosso presente em vista de um futuro cheio de esperança”, afirmou.
Para o Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio Melo, o evento pode ser compreendido como uma memória que é grata, afetiva e de esperança. Em sua colocação, ele recordou os dois últimos Arcebispos de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e Dom Geraldo Lyrio Rocha, e a Dom Airton por todo esforço e apoio às ações promovidas pela faculdade e a todas as pessoas que, diretamente e indiretamente, colaboraram na realização desta edição.
Após a mesa, foi inaugurada a exposição temática sobre os 280 anos de criação da Diocese de Mariana. A mostra é composta por 38 painéis que abordam cinco eixos temáticos, e estará disponível para visitação ao longo de toda semana.
O evento acadêmico é organizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) com o apoio do Seminário São José e da Arquidiocese de Mariana. A VII Semana Dom Luciano segue até o dia 30 de agosto e prevê momentos culturais, conferências, mesa redondas, visitas guiadas, entre outros. Confira a programação completa.
Além da participação presencial, é possível também acompanhar a programação ao vivo pelo canal no YouTube da FDLM: Acesse aqui o link do YouTube
Texto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana
Fotos: Caio Amora