sábado

, 20 de agosto de 2022

Acampamento Maanaim de Pedra Bonita reúne 60 pessoas

14 de setembro de 2019 Arquidiocese

Pedra Bonita, na Região Pastoral Mariana Leste, acolheu 60 pessoas de dez cidades para a quinta edição do Acampamento Maanaim, de 5 a 8 de setembro. Na Paróquia São José a iniciativa começou em 2017.

“Participar do Manaaim 2019 em Pedra Bonita foi uma experiência incrível do amor de Deus, diferente de tudo que já vivenciei. O acampamento me ajudou a tomar decisões e me ensinou sobre viver o abandono aos cuidados de Deus, creio que todos devem fazer a experiência de viver um amor assim”, conta Letícia Justimiano Gomes, da Paróquia São João Batista, de Matipó.

As atividades do acampamento acontecem ao ar livre com a intenção de dar a oportunidade de perceber que a natureza dá sinais do amor de Deus. É o que revela a coordenadora Tuany Santana Vicente Vasconcelos, que reforça que esta quinta edição atingiu seu objetivo. “Ocorreu dentro do planejado e no tempo de Deus”, diz.

O pároco, padre Geraldo Trindade, o recém-nomeado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Sericita, padre Vanderlei Gomes Guimarães, e o pároco da Paróquia São José, de Barra Longa, padre Rodrigo Marcos Ferreira, estiveram presentes.

O acampamento acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e setembro. As datas dos próximos ainda não foram fechadas. Os interessados podem acompanhar a página da Paróquia no Facebook

 

Acampamento Maanaim

“O acampamento Maanaim é um acampamento que trabalha a reconciliação; reconciliação com Deus, com o próximo e consigo mesmo através da natureza”, define Tuny. Inspirado no texto bíblico de Gênesis 32 e 33, que narra a reconciliação dos irmãos Esaú e Jacó. Em Pedra Bonita, o acampamento acontece em quatro dias na zona rural da cidade, com o foco de abrangência na Forania de Abre Campo, da qual a cidade pertence.
“Tem chamado a atenção de outras cidades, de outras foranias e, até mesmo, outras dioceses, como por exemplo nessa 5ª edição tivemos a participação de jovens da Diocese de Caratinga”, expõe a coordenadora.

O acampamento não tem um público alvo específico, há jovens, adultos, pessoas inseridas ou não nas comunidades eclesiais. Mas há o pré-requisito do participante ter mais de 17 anos. “O acampamento tem o intuito de formar lideranças para Igreja, mas os frutos que Deus tem nos dado vai muito além, tem sido sustento para os grupos de oração da nossa forania e testemunhamos muitas graças, através de cada detalhe, principalmente através da natureza, pois acreditamos que através dela Deus nos fala”, explica Tuany.

Em Pedra Bonita, o acampamento surgiu em 2017, através do Conselho Forânico da Renovação Carismática Católica que, em uma reunião, diante dos desafios da evangelização apresentados, acolheu a sugestão do padre D’Artagnan, que na época era pároco em Pedra Bonita. “Ele conhecia o acampamento e, sem imaginar a imensidão da graça que esse movimento poderia agregar, trouxe a ideia de realizar aqui, contando com a equipe Maanaim de Barbacena. Hoje, após o V acampamento vemos como tem sido um divisor de águas em nosso meio, podemos ver e colher frutos, e palpar os milagres e a presença de Deus no próximo”.

 

Fotos: Acampamento Maanaim, Pedra Bonita

Agenda