segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Acampamento Transfiguração reúne 60 jovens em Desterro do Melo

28 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Forania de Alto Rio Doce realizou, no fim de semana dos dias 18 e19 de novembro, o Primeiro Acampamento Transfiguração da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (MG). Foram 60 jovens campistas, a partir de 18 anos, reunidos em uma grande demonstração de fé, louvor e alegria. Os participantes contaram com a alegria e acolhida do Pároco local, Padre Rodrigo Marcos Ferreira.

O evento contou com a colaboração de 80 servos, como são chamados os organizadores, que contribuíram para a animação, construção do ambiente, serviços de cozinha e demais necessidades dos campistas. A união marcou este movimento de juventude, que trouxe colaboradores das cidades de Ressaquinha (Paróquia São José), Alto Rio Doce (Paroquia São José), Barbacena (Paróquia São Pio X) e Pedra Bonita (Paróquia São José).

A resposta dos campistas quando perguntados por esta experiência é reflexo da importância desse movimento e do fim de semana de encontro: “me sentindo uma nova pessoa, leve, feliz e com muita vontade de voltar para o próximo”; “estou sentindo uma paz no coração se Deus quiser, daqui para frente, vou ser uma nova pessoa. Acampamento está só começando”; “renovação por tantas provações. Mesmo assim tudo deu e está dando certo”, foram algumas das muitas respostas recebidas.

Segundo Flávia Dayane Dias, uma das coordenadoras do Acampamento Transfiguração, em Desterro do Melo, a iniciativa é uma experiência dos participantes com Cristo. “A participação desses 60 jovens é um sonho, que começou com Padre D’Artagnan e se tornou sonho também do Padre Rodrigo. Agora, conseguimos realizá-lo [em Desterro do Melo]”, explicou.

Ela também contou que os coordenadores trabalham juntos em acampamentos em outras paróquias. “Assim como aconteceu em Desterro do Melo, ano passado fomos à Alto Rio Doce e contamos com apoio de servos de Ressaquinha e Pedra Bonita. Essa união permite que possamos fazer um trabalho contínuo, em comunhão”, disse Flávia.

A proposta é que o Acampamento se estenda anualmente, convidando jovens que queiram vivenciar a experiência. Aqueles que participaram este ano são convidados a trabalharem no ano seguinte, realizando um processo contínuo de aprendizado e evangelização.

Evangelização é a palavra-chave para a juventude em Desterro. Esse processo só se tornou mais amplo e participativo, de acordo com Flávia, a partir da vontade de Padre Rodrigo, que desde sua chegada à paróquia iniciou os movimentos juvenis Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e, agora, o Acampamento Transfiguração. “Fomos abençoados com sua chegada e apoio. Sem ele nada disto seria possível”, destacou.

No próximo dia 10 haverá uma reunião pós-encontro, avaliativa e preparatória para os próximos. Flávia ressalta ainda que mensalmente eles se reúnem. Além disso, no 3º domingo de cada mês, Padre Rodrigo celebra a Santa Missa com organização e participação dos jovens, após conversa e oração junto a eles.

A Paróquia Nossa Senhora do Desterro pretende realizar o Segundo Acampamento Transfiguração em novembro de 2024, já esperançosos de mais participação e que o Encontro se torne anual. O objetivo é incentivar mais jovens a virem até a Igreja e trabalharem pontos como liderança e comunhão. “É assim que conseguimos contribuir como processo evangelizador”, pontuou Flávia.

Que estiver interessado em conhecer um pouco mais do Acampamento Transfiguração pode acessar o Instagram @acamptransfiguracaomelo e contactar os administradores.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Pascom de Desterro do Melo