segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Acolhida do Padre Johny Sales Figueiredo Dias como vigário da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção é presidida pelo Arcebispo de Mariana

10 de janeiro de 2023 Arquidiocese

A Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção realizou, na manhã do dia 8 de janeiro, a celebração eucarística de apresentação e acolhimento do novo vigário Johny Sales Figueiredo Dias, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. 

A missa presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos e concelebrada pelo Padre Johny Sales Figueiredo Dias, contou com a presença de familiares e fiéis das paróquias por onde Padre Johny passou e com as participações do Padre Geraldo Buzianni, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, e do  Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova (MG). 

Com a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção lotada de cristãos católicos, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, realizou a bênção do novo vigário da Sé de Mariana. 

Emocionado, Padre Johny falou da sua alegria em poder servir à Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção.  

“É uma alegria muito grande, porque a Catedral é o Coração da Diocese, é a igreja do Bispo, onde ele está governando de modo mais próximo. Então, estar aqui e poder colaborar é me sentir útil também no ministério e naquilo que a igreja me chama. Essa acolhida na Catedral como vigário é motivo de muita felicidade para mim, porque a Catedral é um lugar que eu gosto muito, a Igreja Catedral, a paróquia Catedral, a cidade de Mariana, também a região, está na mesma região da minha cidade, é a região norte da Arquidiocese. Estou muito feliz com a nomeação e para começar os trabalhos aqui e oferecer um pouco do meu ministério e aprender também muito com o povo deste lugar. Podem contar comigo, com meu ministério, naquilo que a comunidade precisar, eu venho de coração aberto, braços abertos para acolher a todos e ser essa presença do Cristo, do Bom Pastor que passa no meio do povo, nas necessidades que o povo tem”, disse Padre Johny.

De acordo com o Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos, o Padre Johny, ainda como seminarista, foi para a Paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova (MG),  para viver o tempo de síntese e discernimento vocacional, o período que o seminarista se prepara para as ordenações diaconal e presbiteral. Depois ele retornou  à paróquia como diácono e, por fim, como Padre. 

Padre Fernando ainda destacou como foi o trabalho desenvolvido pelo vigário Johny na  Paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova (MG). 

“O Padre Johny tem um grande conhecimento musical e durante seu período de formação no seminário se dedicou à música sacra, por isso, nós o aproveitamos muito na formação do nosso coro paroquial. Hoje, o nosso coral já tem mais de trinta pessoas e é o grande fruto do trabalho do  Padre Johny na nossa comunidade paroquial, mas tiveram outros trabalhos também… a formação das nossas lideranças e dos leigos e leigas; a visita às comunidades das paróquias; um trabalho muito bonito no hospital de assistência aos enfermos, com a comunhão semanal, e também no setor de hemodiálise do hospital de Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova. Ele fez um bem muito grande na nossa paróquia e tenho certeza que fará um bem muito maior aqui na Catedral”, disse Padre Fernando. 

Segundo o Padre Geraldo Buzianni, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, é uma alegria receber o Padre Johny na Sé de Mariana. Ele ainda agradeceu a Dom Airton por conceder a colaboração do novo vigário paroquial. 

“É com muita alegria que a Paróquia recebe mais um colaborador, no sentido de que ele vem para se somar aos esforços na celebração dos sacramentos e também no acompanhamento da formação pastoral, nos diversos grupos e movimentos, fazendo com que nossa igreja  e nossa paróquia possa ter sempre esse dinamismo que o Papa Francisco pede da igreja em saída, em missão, junto dos mais necessitados, dos doentes e dos enfermos. Nossa gratidão a Dom Airton que nos concedeu a colaboração do vigário Johny, como vigário paroquial”, apontou Padre Geraldo Buzianni, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção. 

 

Quem também esteve presente na Cerimônia Eucarística foi a mãe do Padre Johny, Dona Aparecida Faustino de Sales, emocionada com a missa de acolhimento do filho, disse que estava muito feliz com tudo que estava acontecendo na sua família. 

“Uma emoção muito grande. Os outros falam Padre Johny e eu fico sem saber, será que é o meu filho mesmo. Eu ouço e fico toda emocionada. Eu acho que ele vai fazer um trabalho muito bom aqui. Estou muito feliz”, afirmou Dona Aparecida. 

Para acompanhar as atividades da Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e o trabalho que começou a ser realizado pelo Padre Johny na comunidade basta acessar as redes sociais da Sé e da Arquidiocese de Mariana. 

 

Agenda