segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

“Admirável sinal”: presépio de mais de 8 mil peças encanta moradores de Itabirito

11 de dezembro de 2019 Arquidiocese

“O presépio é um convite a tocar a pobreza que o Filho de Deus escolheu para Si mesmo. Torna-se um apelo para seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento, que parte da manjedoura de Belém e leva até à Cruz, um caminho para ser vivido no serviço dos irmãos e irmãs mais necessitados”. Esse é um dos trechos da Carta Apostólica do Papa Francisco “Admirável sinal” (Admirabile Signum). O texto, que foi publicano do dia 1° de dezembro, é dirigido a todo o povo de Deus, sobretudo ao núcleo familiar, como uma forma de valorizar a transmissão da fé entre avós, pais, filhos e netos.

Nessa carta, Francisco assinala o seu apoio “a tradição bonita das famílias cristãs que preparam o presépio nos dias que antecedem o Natal”. Em muitas casas, essa tradição é passada dos pais para os filhos, como na casa de dona Maria de Lourdes da Silva Martins, conhecida como Dona Lourdes do Presépio.

Moradora de Itabirito, na Região Pastoral Mariana Norte, juntamente com os seus filhos e netos, ela monta um dos maiores presépios de Minas Gerais, que tem mais de 70 metros de comprimento e consegue encantar por sua riqueza de detalhes.

Onde tudo começou

A paixão pelo presépio cresceu com Lourdes e veio se fortalecendo ao longo dos anos. Desde pequena ela montava, na companhia da mãe e de sua avó, um presépio para toda a família. “Eu comecei ainda criança, e isso veio do amor ao nascimento do Jesus. Aprendi com minha vó e minha mãe a amar os presépios. Se depender de mim, a tradição de montar o presépio não vai acabar. Afinal, o Natal é uma das festas mais importantes e bonitas”, disse

Há mais de 30 anos, a tradição vem se repetindo, crescendo e ganhando novas peças e histórias. “Eu comecei com 15 metros e, depois, fui modificando, aumentando. Mas a minha vontade é aumentá-lo ainda mais, construir uma casa, mesmo. O amor que eu tenho por ele me faz ver em uma simples pedra ou em um pedacinho de galho uma nova peça”, relata.

As peças

O presépio ocupa toda a garagem da casa da dona Lourdes e possui mais de 8.000 peças. Algumas dessas peças estão na família de Dona Lourdes há 100 anos. Para colocar tudo em ordem e abrir para visitação, a montagem do presépio dura cerca de quatro meses.

Dona Lourdes relata, que todo o trabalho é manual e cheio de detalhes. “Passou o carnaval e nós já começamos a pensar no Presépio.Colocamos as tábuas, arrumamos a lona, construímos as casinhas, depois vamos colocando as plantas, todas naturais. O nosso presépio tem um pouco de modernidade e de antiguidade. Temos inclusão. Temos uma referência ao rompimento da barragem de Fundão, a menina Yasmim que não foi salva está aqui. Temos hospital, igreja, casal de namorados, pessoas idosas, trabalhadores, a família, pois Jesus nasceu para todos. Mas, nunca perdemos o foco da manjedoura e do nascimento do Menino Jesus. A proposta é que os visitantes percorrem pela cidade, igual Maria e José fizeram, procurando um lugar para Jesus nascer”, destacou.

Neste ano, uma novidade é o Menino Jesus, Maria, José e os reis magos em tamanhos reais. “Eu sempre tive esse sonho de ter Jesus, Maria e José em tamanhos reais”, disse.

As visitas

As visitas são constantes e variadas, quem chega para conhecer é guiado pela neta de dona Lourdes que explica todos os detalhes. “Recebemos crianças, adultos, idosos. Neste ano, nós já recebemos o CAPIS e foi um momento muito especial”, disse. 

Dona Lourdes sublinha que é uma gratidão muito grande ver as pessoas visitando o presépio. “Quando elas estão aqui, elas se sentem motivadas a também montar o seu presépio. Estamos em uma época em que o Papai Noel chama muita atenção no Natal e muitas pessoas estão esquecendo o verdadeiro sentido desta data. Então, precisamos valorizar e celebrar o nascimento de Jesus. Precisamos nos reunir e rezar juntos a novena de Natal. A minha casa está aberta para ser espaço de oração e união entre as pessoas”, afirma.

A casa de Dona Lourde, Casa do Presépio, está localizada na Rua Gonçalves Dias, número 102, no bairro Capanema, em Itabirito. As visisitas podem ser realizadas todos os dias, até as 21h. 

 

Agenda