quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Agente da Pastoral Carcerária Arquidiocesana é eleita para integrar a equipe de Coordenação Nacional

20 de dezembro de 2022 Arquidiocese

Da esquerda para a direita, Magda está na ponta do lado direito, vestindo blusa branca da pastoral.

Com a presença de 23 coordenadores e coordenadoras estaduais, a Pastoral Carcerária Nacional realizou, em Brasília (DF), nos dias 02 a 04 de dezembro, sua Assembleia Nacional. Com momentos de apresentação e avaliação por parte dos participantes de todo o trabalho equipe nacional, à ocasião, ocorreu a eleição da nova Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária.

Após o processo eletivo, irmã Petra Pfaller foi reeleita para mais quatro anos de gestão, mantendo Padre Almir Ramos como vice coordenador. Já para a Questão da Mulher Encarcerada foi eleita a Coordenadora da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Mariana, Magda de Fátima e Oliveira.

“A Igreja nos ensina que devemos abraçar com amor a todos e a reconhecer nos pobres e naqueles que sofrem a imagem e semelhança de Deus e, ainda, que devemos aliviar as suas necessidades e procurar servir a Cristo neles. Diante do sofrimento e dificuldades enfrentadas pelas ‘marias dos cárceres’: violações de direitos, péssimo à saúde das gestantes, lactantes e mães, separação das mães e seus/suas filhos/filhas, ausência de materiais de uso pessoal e roupas íntimas, abandono da família e comunidade, não poderia dizer não diante do chamado para coordenar esta missão”, declarou Magda sobre a nova missão na pastoral.

A agente ainda ponderou sobre as dificuldades existentes, mas que mantém perseverante em seu chamado. “Estou ciente dos desafios e da responsabilidade, mas confio na intercessão de Maria, nossa Mãe. Acredito poder ajudar na realização do sonho de um mundo sem prisão, trabalhando junto a outras pastorais para que a Justiça seja de fato Restaurativa”, disse Magda.

Veja como ficou a Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária:

Ir. Petra Pfaller – Coordenadora Nacional

Pe. Almir Ramos – Vice coordenador

Magda de Fátima Oliveira – Coordenadora para a Questão da Mulher Encarcerada

Renato José Bicudo – Presidente da ASAAC

Dom Henrique de Lima – Bispo Referencial da Pastoral Carcerária

Texto: Com informações de Magda de Fátima e Oliveira e Pastoral Carcerária Nacional

Fotos: Pastoral Carcerária Nacional/Divulgação

Agenda