quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Agentes da Pastoral da Criança na Região Sul participam de formação e elegem nova coordenação

21 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Pastoral da Criança da Região Mariana Sul se reuniu no dia 11 de novembro no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG). Contando com assessoria da Coordenadora Arquidiocesana, Maria Inez Rodrigues da Silva Perpétuo, e do Assessor Arquidiocesano, Padre Dário Chaves Pereira, representantes das paróquias da região marcaram presença para ouvir e compartilhar experiências.

O objetivo da reunião formativa era repassar informações quanto a estrutura organizacional da Arquidiocese, demonstrando especificamente a Região Sul e sua divisão em foranias. Durante o ano de 2023, a coordenação da Dimensão Sociopolítica notou que alguns coordenadores e agentes da pastoral não sabiam a divisão da Arquidiocese de Mariana, em cinco regiões, nem entendiam a separação por foranias, bem como as paróquias pertencentes a cada uma delas.

Além dessas informações, os presentes aprenderam um pouco mais sobre o aplicativo utilizado nacionalmente pela pastoral, o Pastoral da Criança + gestante. À ocasião, Maria Inêz informou que os relatórios e procedimentos da pastoral serão aceitos somente desta forma.

Ao final da reunião, os presentes elegeram nova Coordenação Regional e Coordenação da Forania de Barbacena, visto que a forania ainda não estava com coordenação definida.

Para tanto, de forma colegiada, a região passa a ter como coordenadores:

  • Erick Teixeira de Assis: Paróquia Bom Pastor, em Barbacena;
  • Ducimar de Fátima: Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena;
  • Maria das Graças Reis Melo: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba.

Na Forania de Barbacena foram eleitos:

  • Maria Aparecida da Silva: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barbacena;
  • Aparecida de Fátima Rodrigues: Paróquia Divino Espírito Santo, em Barbacena.

A Região Sul tem se empenhado em fortalecer e reavivar a Pastoral da Criança, na proposta de continuidade dos trabalhos paralisados na pandemia. Além disso, busca apoio de outras pastorais que possam trabalhar conjuntamente na atenção ao batismo, a catequese, estrutura familiar e problemas relativos a vícios. A proposta para 2024 é que haja um trabalho em conjunto, sempre buscando a evangelização de cada família e criança assistida.

Conheça o aplicativo da Pastoral da Criança AQUI

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos