sábado

, 13 de julho de 2024

Agentes da Pastoral da Saúde da Região Mariana Sul se encontram com a Assessoria Regional da Dimensão Sociopolítica

13 de abril de 2023 Arquidiocese

Os coordenadores Cláudia Volpini, Maria das Graças, Leila Medeiros, a Secretária Regional, Ana Paula Mendes dos Santos, e a Assessora da Dimensão Sociopolítica da Região Mariana Sul, Irmã Arlene Simões, voltaram a se reunir nesta segunda-feira, 10 de abril, no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG). Seguindo o cronograma traçado na última reunião de Coordenação, a Pastoral da Saúde foi convocada para este encontro que teve como objetivo conhecer todos os agentes da pastoral atuantes na região.

Atualmente, a Pastoral da Saúde está presente somente em quatro paróquias da região, sendo todas da Forania de Barbacena. Ao todo, 14 membros participaram, relatando as situações das Paróquias São Sebastião, Nossa Senhora da Piedade, Bom Pastor e São José Operário. Os agentes e coordenadores relataram as dificuldades atuais encontradas, mas também os frutos colhidos e o quanto o trabalho é gratificante e prazeroso.

A Pastoral da Saúde realiza um trabalho grandioso, de auxílio não só com relação a medicamentos, mas também com relação a equipamentos para pessoas necessitadas, tais como cadeiras de roda, cadeiras de banho, muletas e outros. Além de contar com alguns médicos que se prontificam a disponibilizar algumas consultas para os mais necessitados. Todo esse trabalho é realizado em parceria com postos de Saúde da cidade, como o localizado no Bairro do Carmo, próximo à Paróquia Bom Pastor.

A Coordenadora da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Antônia Magda, deixou isto bem claro ao dizer que “mesmo com as dificuldades do espaço ser aberto ao tempo e da quantidade de pessoas que procuraram a paróquia em busca de ajuda com relação a medicamentos e marcação de consultas, trabalhamos com muita vontade no propósito de ajudar aqueles mais necessitados. Trabalhamos com empenho e amor”.

A Coordenadora da Paróquia São José Operário, Marly Helena de Campos Ferreira, foi aplaudida pelos presentes ao informar que a pastoral existe na paróquia de forma muito atuante há 20 anos. “Sempre tivemos muito apoio dos padres que atuaram e atuam na paróquia. Hoje contamos com médicos e especialistas que doam algumas consultas para aqueles que necessitam, além de possuirmos alguns equipamentos para empréstimo aos doentes necessitados. É gratificante poder auxiliar aqueles que buscam em nós algum amparo”, contou Marly.

As agentes da Pastoral da Paróquia do Bom Pastor, Maria Aparecida Mendes e Noeli Auxiliadora Simão, relataram o apoio que recebem do Posto de Saúde localizado próximo à paróquia, de modo que eles trabalham em conjunto para atender os que buscam medicamentos e consultas. “Atualmente, nós temos um controle de todos os medicamentos que recebemos e buscamos por profissionais que queiram voltar a atender via Pastoral da Saúde. Com a pandemia esse atendimento caiu por falta de médicos, psicólogos e dentistas que queiram fazer parte da Pastoral. Mas continuamos buscando esse auxílio ao nosso trabalho”, informaram Noeli e Maria Aparecida.

Na Paróquia São Sebastião, a pastoral atua fornecendo medicamento àqueles que buscam auxilio desses itens. Também estão à procura de profissionais da área médica que possam atender pela Pastoral.

Ao final da reunião, foram eleitas as coordenadoras da Pastoral da Saúde que representam a Região Sul: Maria Aparecida de O. Mendes (Paróquia Bom Pastor) e Rosana Maria Milagres da Costa (Paróquia Nossa Senhora da Piedade).

A Pastoral da Saúde exerce trabalho totalmente voluntário e está tentando ampliar tudo o que tem realizado na Forania de Barbacena, nas demais Foranias e paróquias. Importante ressaltar que, a entrega medicação por parte desta pastoral é somente mediante a receita médica, sendo totalmente proibido a entrega de forma indiscriminada.

Reunião da Coordenação

A coordenação da Dimensão Sociopolítica voltou a se reunir nesta quarta-feira, 12 de abril. De forma virtual, foram discutidas as impressões e análises da reunião com a Pastoral da Saúde, na última segunda-feira, bem como iniciado um plano de ação. A próxima reunião acontece dia 27 de abril com os agentes da Pastoral da Criança, no Centro de Pastoral Regional.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Claudia Volpini