Aconteceu no período de 14 e 15 de setembro, o 4º Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O Congresso reuniu cerca de 600 agentes da pastoral de diferentes cidades e dioceses, participantes dos grupos de autoajuda, assessores eclesiásticos, religiosos (as) e comunidades terapêuticas.
A Arquidiocese de Mariana teve a presença de alguns membros da Pastoral da Sobriedade, dentre eles: Jacinto José Nogueira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Senador Firmino (MG); Benedito Luiz do Nascimento, da Paróquia São José em Paula Cândido (MG); e Elismar Andrade de Oliveira da Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco (MG).
Com o lema “Na tenda da Sobriedade, somos todos irmãos”, o congresso contou com a participação do Bispo Referencial Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nélio Domingos Zortea.
Estiveram presentes a Coordenadora do Regional Leste 2 Soccorro, assim como a Coordenadora Nacional e de Formação, Denise, e o Padre Sidney.
Dentre os pregadores estavam o Arcebispo Metropolitano de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes; o escritor e cantor católico Padre Joaozinho SCJ; o Assessor Nacional da Pastoral da Sobriedade, Monsenhor Robério Camilo da Silva; e o Psicopedagogo e Professor Edson Ribeiro. Já a animação ficou por conta do ministério de música Missão Lugar Seguro.
De acordo com o relato dos participantes, o Congresso foi uma oportunidade para o enriquecimento espiritual, conhecimento de outras realidades e novas possibilidades de enriquecimento para si próprio e, consequentemente, para os outros, o que permitiu um novo ânimo para todos os presentes.
A Pastoral da Sobriedade é uma ação da Igreja Católica que trabalha na prevenção e recuperação da dependência química e não química como depressão, manias, compulsões, condicionamentos e pecados. A função da Pastoral da Sobriedade propõe mudança de vida, resgate e valorização da vida humana, integra seus Grupos de Autoajuda, conduzidos por meio da evangelização.
Texto e fotos: Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade