sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Agentes da Pastoral Familiar das Regiões Oeste e Sul participam de curso do INAPAF

19 de abril de 2023 Arquidiocese

No último fim de semana, dias 15 e 16 de abril, a Pastoral Familiar iniciou mais um curso do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar — INAPAF. Voltado a desenvolver a espiritualidade dentro da Pastoral, INAPAF Fase 01, a formação deste primeiro fim de semana contou com a presença de 50 agentes da pastoral, sendo 46 da Região Sul e quatro da Região Oeste.

Realizado no Centro de Pastoral da Região Mariana Sul, em Barbacena (MG), os casais foram acolhidos pelos monitores dos quatro primeiros módulos, Thelma Rosane Figueiredo Trindade e Marcos Antônio dos Reis Trindade, Coordenadores do Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar em âmbito arquidiocesano e responsáveis por essa formação durante o ano de 2023.

Tendo iniciado no sábado, dia 15, com um momento de espiritualidade, o encontro abordou os seguintes assuntos: Dignidade da Pessoa, premissa da Igreja; Construir proximidade, requisito para a Comunhão; União conjugal e Sacramento do Matrimônio, refletidos por meio de vídeos, dinâmicas e a oração do Terço. Já no domingo, dia 16, as atividades começaram com a participação na Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, seguida da formação com o tema “Família no plano de Deus”.

“Como monitores dos quatro primeiros módulos da formação do INAPAF, podemos dizer que foi um fim de semana com muita troca de experiência e espiritualidade. Verificamos que os que estiveram presentes são pessoas com muita vontade de aprender e trabalhar. Acreditamos que esta turma poderá contribuir de forma positiva em suas paróquias e que também serão perseverantes em concluir a formação do INAPAF”, destacou Thelma Trindade sobre o encontro.

Segundo Carlos Claret Chiodi e Rita de Cássia Veloso Chiodi, casal da Paróquia São Sebastião, em Barbacena (MG), e coordenadores da pastoral na mesma cidade, esse encontro da primeira fase abrangeu os quatro primeiros módulos da primeira fase, sendo a preparação para a segunda fase que será em agosto, que terá como foco as atividades da Pastoral Familiar. “Foram muito bem colocados e bastante debatidos todos os tópicos. Como era esperado, algumas controvérsias sobre os temas, principalmente sobre a dignidade da pessoa humana, foram afloradas. De uma forma geral, foi muito proveitoso e abre a mente para se fazer um trabalho pastoral bem feito pelas paróquias de cada Forania”, disseram.

Renata Maria de Oliveira N. Castro e Joaquim Ribeiro de Castro, Casal Coordenador da Forania de Carandaí e pertencentes à Paróquia Sant’Ana, na mesma cidade, afirmaram que “participar da formação do INAPAF, neste fim de semana, foi uma experiência muito maravilhosa e gratificante, que nos permitiu um momento de crescimento espiritual. Um momento marcado de estudos, oração, alegria e uma troca de experiências com casais da Pastoral Familiar de outras paróquias. Nos levou a refletir também sobre nós mesmo e de todos a nossa volta”.

Nos dias 05 e 06 de agosto a primeira fase será finalizada, contemplando os oito primeiros módulos a serem estudados.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Thelma Trindade

Agenda