domingo

, 14 de abril de 2024

Alunos da FDLM concluem o curso de extensão em Psicologia Relacional em Congonhas

30 de março de 2023 Arquidiocese

Foto: Juninho – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas 

Na noite desta quarta-feira, 29 de março, aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), a Santa Missa que marcou a conclusão do curso de extensão em Psicologia Relacional, ofertado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). A celebração foi presidida pelo Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio de Melo, e concelebrada pelo Pároco local, Padre Paulo Barbosa.

Durante a celebração, docentes e representantes dos formandos destacaram a importância do conhecimento relacional para a formação integral do ser humano. Na homilia, Padre Edvaldo destacou a importância individual do ser humano, assim como aqueles três jovens que tinham no coração a constância e a firmeza do propósito, apesar das adversidades e contrariedades.

Em entrevista, o sacerdote ainda ressaltou a alegria de estar em Congonhas celebrando esse momento. “Estivemos aqui ano passado e, retomar agora, para concluir essa turma que ama o que fez, que se entregou com paixão a esse curso, para nós, é uma alegria estar aqui hoje. Como eu fazia comparação no Evangelho, dos três jovens que resistem por amor, por dedicação. Então, parabéns, que Deus abençoe e recompense cada um”, ponderou Padre Edvaldo.

Na avaliação da Coordenadora dos Cursos de Extensão em Congonhas, Fernanda Ribeiro Pinho Souza, assim também é a turma dos formandos, “composta por pessoas extremamente comprometidas e envolvidas com a aprendizagem”.

“Durante toda sua jornada, demonstraram interesse em se aprofundar nas mais diversas áreas da Psicologia Relacional, sempre buscando novas maneiras de aplicar os conhecimentos e habilidades na sociedade. Como Coordenadora, fico muito feliz em colaborar com a execução destas atividades. Acredito que todos os formandos estão preparados para melhor se relacionarem com os outros”, disse Fernanda.

Foto: Rúbia Rezende

A formanda Hélia também expressou os seus sentimentos sobre a celebração, destacando a importância que a formação tem em sua vida. “É um curso que nos traz muito amadurecimento na parte também emocional, trabalha muito sobre as questões familiares. Eu amei fazer esse curso e recomendo a todos que façam”, frisou.

Para o formando Duílio, o momento representou uma vitória. “Celebramos com muita alegria a nossa formatura. É uma conquista pessoal e coletiva, um momento inesquecível em nossas vidas, pois a maioria iniciou antes da pandemia, tiveram que suspender às aulas, e depois, com o retorno, novos colegas se juntaram para continuar a caminhada. Foi um tempo de muito aprendizado, com professores mais que especiais que, com muita dedicação, souberam nos transformar para que possamos atuar como agentes de transformação em nossos ambientes: tantos familiares, pastorais e sociais”, destacou.

Quem também compartilhou da mesma opinião é o Padre Paulinho. Para ele, “é uma grande vitória, uma grande conquista da Faculdade Dom Luciano Mendes que se esmera em servir. Afinal de contas, o objetivo do conhecimento não é buscar autossatisfação, mas é o serviço ao outro”, apontou. De acordo com ele, a partir do curso de Psicologia Relacional, os formandos descobrirão novas formas de serviços para ajudar o mundo a ser mais integrado, abençoado e valorizado.

Com informações de Fernanda Ribeiro Pinho Souza e Pe. Paulo Barbosa

Agenda