sexta-feira

, 29 de março de 2024

Amparo do Serra celebra festividades em honra a sua padroeira

29 de julho de 2022 Arquidiocese

Tem início neste domingo, 31 de julho, em Amparo do Serra (MG), a tradicional quinzena preparatória para a festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da municipal. Guiados pelo tema “Maria, Serva da Liberdade”, as celebrações acontecem até 15 de agosto, dia festivo.

As comemorações serão abertas com a realização da carreata às 17h, saindo do arco de entrada de Amparo do Serra, percorrendo as principais ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora do Amparo e o quadro com a fotografia do Servo de Deus, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Em seguida, haverá a celebração da Santa Missa às 19h na Igreja Matriz.

Durante os 15 dias de novena, a Santa Missa será sempre às 19h, exceto no dia 14 de agosto, quando haverá também a Celebração Eucarística com a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos às 15h.

Já no dia festivo, 15 de agosto, a programação contará com a celebração da Santa Missa às 8h, pedindo a santificação das famílias e a tradicional procissão motorizada de São Cristóvão às 14h. Já a Missa Solene de encerramento será às 18h, na escadaria da Igreja Matriz, seguida da procissão com a imagem da Virgem do Amparo pelas principais ruas da cidade. Ao retornar à Igreja Matriz, haverá também a coração de Nossa Senhora.

A agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia, Hilda Magalhães, partilha sobre as suas expectativas para este momento de fé e devoção a toda comunidade paroquial de Amparo do Serra:

“Durante dois anos de pandemia em grande grau de periculosidade e sem a ajuda ainda das vacinas, estivemos reunidos no primeiro ano na Igreja de Matriz de Nossa Senhora do Amparo de portas fechadas e coração partido. Participamos somente a equipe de liturgia, reduzida às pessoas que moram perto da igreja e que se mantiveram mais reservadas, em casa.

Já no ano passado, segundo ano da crise pandêmica, parcialmente e agendados, tivemos um público de fiéis bem reduzidos e das comunidades selecionados os coordenadores das pastorais responsáveis, mesmo assim, seguimos a nossa tradicional festa de agradecimento à Virgem pelo cuidado, proteção e bênçãos, com os quais ela nos guia e cuida.

Este ano, graças a Deus e a proteção de Nossa Senhora, teremos nossa quinzena e Festa da Padroeira, aberta aos fiéis que desejarem participar e, no dia 15, teremos a tradicional missa campal. A missa da escadaria da Matriz!

Somos todos convidados a participarem e agradecer pelas inúmeras bênçãos recebidas e rezar pelos que se foram. Venham participar desse momento de fé e gratidão!”. (Hilda Magalhães)

Confira aqui a programação completa

Texto: Com a colaboração de Hilda Magalhães

Imagem: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Agenda