sexta-feira

, 29 de março de 2024

Aplicativo quer formar rede de missionários ad gentes

18 de outubro de 2019 Igreja no Brasil

Durante a manhã desta sexta (18), direto dos estúdios do Vatican News, em Roma, foi realizado o lançamento da landing page do Aplicativo Missão Ad Gentes. Padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, apresentou a proposta do app, que busca visibilizar e interagir com a rede de missionários e missionárias que atuam em diferentes projetos dentro e fora do Brasil.

O aplicativo é destinado para missionários além-fronteiras, cristãos leigos e leigas, consagrados e consagradas ou ministros ordenados. Também haverá a possibilidade de, para aqueles que não estão em missão ad gentes, poderem interagir com os missionários e missionárias, podendo ser um visitante no aplicativo.

Passo a passo

Estamos na primeira fase de criação do aplicativo Ad Gentes. É momento para cadastrar missionários e missionárias que atuam em diferentes projetos dentro e fora do Brasil. O Aplicativo Ad Gentes é um canal para conhecer, visibilizar e interagir com os missionários e missionárias.

Queremos saber quem são os missionários brasileiros, quantos estão realizando uma experiência de missão, quais os projetos e as instituições que enviam, e para onde enviam os missionários Ad Gentes. Estas e outras perguntas poderão ser respondidas através do Aplicativo Ad Gentes que está em construção.

Porque um aplicativo Ad Gentes?

Surgiu da necessidade de conhecer, visibilizar e interagir com missionários e missionárias brasileiros Ad Gentes. A inciativa nasceu da prioridade apontada no Programa Missionário Nacional (2019-2023), cuja ação é: “criação de um aplicativo que facilite a interação dos missionários e missionárias e instituições que enviam missionários”.

O que é missão Ad Gentes?

As palavras de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19), definem o que deve ser a missão Ad Gentes no contexto sociocultural desses povos, pela presença e testemunho do serviço, do diálogo acolhedor e respeitoso e do anúncio da fé em Jesus Cristo. É a missão na casa do outro, compreendida como cooperação missionária. Além do aspecto territorial e geográfico, se reflete na missiologia, os novos ambientes culturais indiferentes ao Evangelho. Para a sua concretização, não pode faltar o envio além-fronteiras de discípulos missionários devidamente preparados. O conceito da Missio Ad Gentes está experimentando mudanças de paradigmas. Há um esforço de corrigir e repensar o paradigma da Missio Ad Gentes e ampliá-lo com a modalidade Inter Gentes, ou seja, uma missão que valorize e dialogue com as culturas.

Quem administrará o Aplicativo Ad Gentes?

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) cumprindo seu objetivo de “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (Cooperatio Missionalis, 5), assumiu esta responsabilidade de criar e administrar o aplicativo Ad Gentes. As POM são uma rede universal que apoia o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas locais, mediante a oração, alma da missão, e a caridade com os cristãos espalhados pelo mundo inteiro. As POM, servindo-se aqui no Brasil dos conselhos missionários em nível nacional, regional, diocesano e paroquial contribuem com as Igrejas locais para despertar a consciência missionária Ad Gentes, e através das Obras Pontifícias: Propagação da fé, atividades com Juventude Missionária, Famílias Missionárias e Idosos e Enfermos Missionários; Obra da Infância e Adolescência Missionária e União Missionária que atua com Conselho Missionário de Seminaristas e União Missionária que atua com Conselho Missionário de seminaristas e com a formação missionária de todo povo de Deus.

Apoiam este projeto: Servo Fiel Tecnologia, Cúria On Line do Brasil, Cresol e Sou Dizimista.

Acesse missaoadgentes.com e conheça a landing page do Aplicativo Missão Ad Gentes

Fonte: POM

Agenda