sexta-feira

, 29 de março de 2024

Apostolado da Oração completa 100 anos na Paróquia Sant’Ana de Abre Campo

23 de novembro de 2020 Arquidiocese

O Apostolado da Oração ( A.O.) presente na Paróquia Sant’Ana, Abre Campo, na Região Pastoral Mariana Leste, completou no dia 20 de novembro 100 anos da sua fundação. Para celebrar este momento, foi realizado um tríduo com missas e entrega das novas fitas para os membros do Apostolado, homenagens aos membros mais antigos, testemunhos, linha do tempo com fotografias, além da composição do Hino e da Oração oficiais para celebrar este centenário. Atualmente, o Apostolado possui 580 membros, sendo 380 atuando na comunidade matriz e 200 membros espalhados pelas comunidades rurais.

De acordo com o pároco, padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes, celebrar o jubileu de 100 anos da presença do A.O. em Abre Campo “é oportunidade para expressar nossa gratidão a Deus por tudo o que fez e tem feito os membros do Apostolado em nossa Paróquia, comprometidos não só com a devoção ao Coração de Jesus, mas sobretudo, em ser presença engajada junto às pastorais e à evangelização. O Apostolado é uma benção, que de geração em geração, faz da Igreja de Cristo um campo sagrado onde se vive o amor ao Coração de Jesus e o serviço aos mais pobres e necessitados”.

Conhecendo um pouco dos 100 anos do A.O. na Paróquia Sant’Ana

Conforme consta nos registros o Apostolado da Oração foi agregado por decisão do Diretor Diocesano no dia 20 de novembro de 1920, registrado na lista dos Centros do Secretariado Nacional sob o nº 351. Na época da fundação do A.O. o pároco era monsenhor João Grossi. No início era uma estrutura muito informal, havia um pequeno grupo de pessoas que se reuniam para rezar e participar das missas nas primeiras sextas-feiras de cada mês, sendo o pároco o coordenador do movimento.

Com a chegada do padre Geraldo da Costa Val em 1951, o Apostolado ganhou corpo e passou a ter uma presidente. A partir de então, houve uma nova organização do movimento com acesso a bilhetes mensais, manual, revista mensageiro, ofício, para serem utilizados pelos membros para oração e formação.

As mulheres usavam vestidos pretos, a fita vermelha e para complementar um véu preto na cabeça, os homens usavam ternos e a fita vermelha e assim o grupo se manteve aproximadamente até a década de 80 com muito fervor, oração e sendo o braço direito do Monsenhor Geraldo nas obras sociais da época.

A partir da década de 80 houve um novo passo na caminhada do A.O. onde a então presidente Nair Salgado de Paiva indicou Elzira Reis Fernandes e Maria Auxiliadora Fernandes como suas auxiliares, formando assim uma pequena diretoria que permaneceu até o ano de 1994.

Com a doença e a morte do monsenhor Geraldo houve um período de transição. Em 11 de março de 1994, padre José da Silveira Miguel assumiu a paróquia e deu um novo impulso na estruturação do Apostolado que conforme normas do estatuto passou a ter uma diretoria formada por presidente e vice, secretária e vice, tesoureira e vice sendo escolhidos através de eleição e com mandato de 2 anos.

Nesta trajetória de 100 anos, o Apostolado da Oração de Abre Campo também se encontra presente nas comunidades rurais, procurando se atualizar, renovar e estando em sintonia com a Sede Nacional. Desde 1996 vem celebrando todos os anos a Solenidade do Coração de Jesus com entusiasmo, fé e devoção, sempre com ingresso de novos membros. Por duas vezes o Diretor Nacional se fez presente em Abre Campo para momento de formação e espiritualidade.

O Apostolado da Oração caminha comprometido com Jesus Cristo e a causa do seu Evangelho. Como se diz na letra do Hino oficial, “são soldados de Cristo”, que através de seus membros, do apoio da Igreja e, sobretudo da confiança do Papa, vivem no sacrifício da Missa com o oferecimento diário, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, a devoção à Santíssima Virgem Maria, e o desejo de estar com a Igreja, numa intensa e ardorosa vida de oração.

 

Colaborou: Maria da Consolação Salgado Ferreira – presidente atual do Apostolado da Oração

Fotos: Pascom Paróquia Sant’Ana

Agenda