sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Apostolado da Oração da Paróquia de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete, celebra 90 anos

06 de julho de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete (MG), vivenciou entre os dias 29 de junho e 02 de julho o tríduo e festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Neste ano as comemorações giraram em torno da celebração do aniversário de 90 anos de fundação do Apostolado da Oração na paróquia.

Tríduo

Durante as três noites do tríduo, os fiéis fizeram memória de três momentos históricos marcantes para os devotos do Coração de Jesus de Conselheiro Lafaiete e também da Arquidiocese de Mariana.

No primeiro dia, recordou-se o Congresso Eucarístico Internacional, em 1955, realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o qual o saudoso Monsenhor Antônio José Ferreira, primeiro pároco da Paróquia de São Sebastião, fez-se presente. Nos livros de Atas do Apostolado, Monsenhor Antônio descreveu que lá ele entregou ao Coração de Jesus toda a Paróquia de São Sebastião e os membros do Apostolado. Ressaltou também a Consagração civil do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus feita pelo Presidente do Senado da época, o senhor Nereu Ramos, diante do legado pontifício, o Cardeal Dom Benedito Aloisi Masella.

Já no segundo dia, os fiéis lembraram a construção do grande centro da devoção ao Coração de Jesus na Arquidiocese de Mariana: a Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete. Fato marcante é que a Pedra Fundamental da Basílica ficou sob a guarda da Paróquia de São Sebastião até a data de sua colocação, em 02 de julho de 1967.

Por fim, no terceiro dia reviveu-se a Consagração de toda Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus, feita primeiramente por Dom Antônio Ferreira Viçoso e renovada por Dom Oscar de Oliveira em 1974.

Dia festivo

No dia da festa, todo Apostolado da Oração da cidade de Conselheiro Lafaiete foi convidado para celebrarem juntos o amor do Coração de Jesus. A Santa Missa Solene foi celebrada às 15h pelo Pároco, Padre Daniel Marcos Lima, que com grande entusiasmo resgatou a Festa do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia. Nesta Missa também foi feita a acolhida de novos membros para o Apostolado.

Homenagem à Dona Maria de Lourdes Cruz, zeladora mais idosa da paróquia

Ao final, em nome de todo Apostolado, foi lida uma homenagem e entregue um buquê de flores à zeladora mais idosa em atividade na Paróquia, Dona Maria de Lourdes Cruz, de 88 anos. Além de sua dedicação aos trabalhos do Apostolado, ela também exerceu por 35 anos o trabalho de tesoureira do movimento.

Após a Missa Solene, os membros do Apostolado se reuniram com o atual Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração e Reitor da Basílica do Sarado Coração de Jesus, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, para um encontro de formação.

Momento formativo com o Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Padre Euder Canuto

Em sua fala, o sacerdote ressaltou a importância do Apostolado para a Igreja na promoção do culto ao Coração de Jesus. Segundo ele, não se trata de um culto a uma parte de Jesus, mas adorar seu Coração significa adorar toda a pessoa de Jesus e implica em se comprometer com seus mesmos sentimentos e ideais. Pela contemplação do amor de Deus, simbolizado em seu divino Coração, devemos nos comprometer com uma vida mais humana, justa e fraterna.

Ainda, Padre Euder deixou como missão a expansão desta obra missionária, sobretudo no trabalho com as juventudes através do Movimento Eucarístico Jovem, braço do Apostolado da Oração.

Após o término, todos dirigiram-se para o Salão paroquial para uma pequena confraternização, com sorteio de brindes para os presentes.

Sobre o Apostolado da Oração na paróquia

O Apostolado da Oração foi fundado em 03 de julho de 1932 pelo Padre Raphael Arcanjo Coelho, à época Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, e pelo Padre José Sebastião Moreira, então Vigário Capelão do antigo Curato de São Sebastião de Lafayette.

Para conhecer mais sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, CLIQUE AQUI

Texto e imagens: Paróquia São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete (MG)

Agenda