quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Apresentação da nova Coordenação Regional e eleição dos coordenadores por foranias marcam formação sobre a Pastoral do Dízimo da Região Sul

19 de outubro de 2023 Arquidiocese

Em preparação ao Mês do Dízimo, celebrado na Arquidiocese de Mariana em novembro, a Região Mariana Sul realizou no último sábado, 14 de outubro, uma formação para coordenadores paroquiais do Dízimo.

Com a presença de 62 agentes da pastoral, na oportunidade, foram apresentados os novos membros da Coordenação Regional do Dízimo, que passa a ser colegiada, composta por três coordenadores e como Assessor o Diácono Evanildo Cândido.

Dessa forma, juntam-se à coordenadora eleita em outubro de 2021, Eva Alineia Pereira Souza, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG), Cristiane Aparecida Nepomuceno e Márcia Cristina de Castro, ambas da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG). O vice coordenador, Milton Elizeu Rodrigues Pereira, também eleito em 2021, precisou se afastar da coordenação devido a problemas de saúde.

A formação foi assessorada pelo Diácono Evanildo que, com o apoio e participação dos coordenadores regionais. Durante o encontro, foi apresentado um novo material regional que será trabalhado uniformemente nas paróquias. Além disso, a Região confeccionou cartazes entregues para cada paróquia, para incentivar ainda mais a participação dos dizimistas.

Segundo o Vigário Episcopal, Padre Adelson Clemente, a formação demonstrou o quanto as pessoas estão buscando se aperfeiçoar e conhecer mais sobre a Pastoral do Dízimo, de modo a conseguirem repassar o conteúdo em suas foranias e paróquias. Ressaltou ainda que 2024 será voltado para trabalho contínuo nas foranias, com base no que a Região proporcionou de conhecimento durante o ano de 2023.

Eleição da Coordenação por Forania

A representação da maioria das paróquias da Região, com representações de três das quatro foranias, foi possível eleger, na data, a Coordenação por Forania da Pastoral do Dízimo. O intuito é que o trabalho por forania se torne mais amplo a partir de então. Foram eleitos:

  • Forania de Carandaí: Adão Luiz Veira (Paróquia Sant’Ana, em Carandaí) e Adailton Pacheco de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos);
  • Forania de Barbacena: Marco Antônio dos Santos (Paróquia São Pio X, em Barbacena) e Terezinha Célia Esteves Pereira (Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena);
  • Forania de Alto Rio Doce: Flávia Aparecida Viana Oliveira e Dalva Isabel Silva (Paróquia São Caetano, Cipotânea).

A forania de Rio Pomba preferiu que a eleição fosse realizada posteriormente.

A proposta é que, a partir de agora, as coordenações eleitas, juntamente com a Coordenação Regional, iniciem seus trabalhos com a preparação de propostas e agenda para o ano de 2024, fomentando o trabalho já bem realizado nas paróquias.

Eleito Coordenador da Forania de Carandaí, Adailton Pacheco de Oliveira expressou sua alegria por ser escolhido e sua disposição para servir e colaborar nos trabalhos dessa pastoral. “Sabemos que os desafios são grandes, mas espero concretizar todos nossos objetivos, mesmo que passemos por dificuldades. Mais como é dito, Jesus não escolhe capacitados, mas Ele capacita os escolhidos […]. É com essa confiança em Deus que deposito todos nossos objetivos para essa coordenação de forania”, disse.

Para o Coordenador da Forania de Barbacena, Marco Antônio dos Santos, “a eleição de coordenadores por forania é importante para nossa Região. Sabemos que teremos muito que aprender, mas vamos colocar na mão do Espírito Santo para que Ele nos ilumine nesta nova jornada. Parabenizo todos que deram seu sim para esta nova missão. Que Deus nos ilumine e nos guie no caminho certo”.

Marco Antônio ainda destacou a formação realizada e os conhecimentos compartilhados. “Foram vários aprendizados para podermos levar às paróquias de Barbacena e adjacentes. Essa formação também nos trouxe várias abordagens sobre o Dízimo, salientando que ser dizimistas é ser fiel a sua doutrina cristã, ajudando sempre a evangelização das pessoas, tanto na igreja ‘templo’, como em casa. Foi muito gratificante poder ter participado dessa formação, que me ajudou em vários aspectos”, frisou.

A próxima formação regional será no dia 11 de novembro, com público voltado para as Novenas de Natal.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Centro de Pastoral Regional