terça-feira

, 23 de abril de 2024

Arcebispo de Mariana completa 37 anos de sacerdócio no dia da Imaculada Conceição de Maria

09 de dezembro de 2022 Arquidiocese

O Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), ficou lotado de fiéis, na noite de quinta-feira, 8 de dezembro, durante a missa em ação de graças à Imaculada Conceição de Maria e pela celebração do ministério sacerdotal do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que completou 37 anos de ordenação presbiteral. 

Com o tema “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28),  a missa foi presidida pelo próprio Arcebispo e concelebrada pelo Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José. 

A cerimônia iniciou com o refrão meditativo, neste momento, Dom Airton explicou que a Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Em seguida, os fiéis acompanharam e cantaram a  melodia “Imaculada, Maria do povo, Mãe dos aflitos que estão junto à Cruz”. Na sequência teve o ato penitencial, a primeira leitura (Gn 3,9 – 15.20), a segunda leitura (Ef 1,3 – 6. 11-12), o Evangelho (Lc 1,26 – 38), a oração eucarística e a comunhão. 

Ao final da Eucaristia, Monsenhor Celso fez uma linda homenagem a Dom Airton e destacou que o sacerdócio se resume em três palavras: mistério, comunhão e missão. Além disso, agradeceu o Arcebispo de Mariana pelo trabalho cristão realizado na Arquidiocese. Confira na íntegra o que ele disse: 

“Mistério porque o nosso ministério só pode ser vivido quando tocado pela graça de Deus. Comunhão porque o sacerdócio não é para nós, é participação do sacerdócio de Cristo, que é para o povo de Deus, o povo fiel que nós servimos. E a vida do sacerdote é missão porque ela só se entende na doação, na generosidade, na prontidão, para viver realmente o sinal do bom pastor. Então, é uma alegria nesse dia, seus 37 anos de ordenação sacerdotal, quero expressar em nome dos paroquianos, em nome do Padre Geraldo que está em Barbacena, em nome dos diocesanos, que hoje celebram as intenções do senhor, quero expressar a nossa gratidão pelo seu ministério vivido, com alegria, simplicidade e generosidade. Que Deus continue abençoando a vida Cristão do senhor entre nós.”

Ao finalizar a homenagem, todos os presentes aplaudiram Dom Airton, que agradeceu o carinho e relembrou sua trajetória. 

“O tempo passa muito rápido viu, 37 anos, em 1985, quando fui ordenado Padre em Santo André… e, nesse tempo todo, a gente se coloca em serviço da Igreja e para mim a compreensão é muito clara, o serviço a Deus de nós Padres, nós Bispos, ele acontece em cada um de vocês. Servir a Deus e aos irmãos. Eu não posso dizer que eu sirvo a Deus sem servir os irmãos. A mesma coerência que deve existir entre fé e vida, entre aquilo que eu acredito e aquilo que eu faço,  deve existir também nessa prática.  Amar a Deus significa amar as pessoas. Por isso, eu agradeço a Deus esse tempo todo e aqui em Mariana.”

 

Homenagens a Dom Airton José dos Santos 

Em entrevista a comunicação da Arquidiocese de Mariana, leigos e religiosos deixaram algumas mensagens de carinho e felicitações para Dom Airton. Confira: 

Irmã Magda Aparecida Ferreira, filha da caridade São Vicente de Paula

“Quero desejar ao Dom Airton muitas felicidades. Quero dar os parabéns para ele . Dizer que nós estamos muito unidos em oração, rezando por ele, porque ele tem um trabalho árduo, de muita importância para todos. E que ele seja muito feliz. Em Mariana, ele é uma pessoa muito querida, a gente já percebe, sou novata aqui, mas percebo que ele é muito querido aqui. Que Nossa Senhora das Graças derrame muitas graças sobre ele.”

 

Claudiana Magalhães, integrante da equipe de leitores da Catedral da Sé

“Hoje, em especial, Dom Airton nosso bom pastor completa 37 anos de presbiterato e, nessa oportunidade quero parabenizá-lo. Que ele tenha muitas bênçãos em seu caminho, que Nossa Senhora da Conceição o proteja de todas as pedras que porventura atravessarem o seu caminho, que ele tenha muita coragem, muita fé e discernimento, para continuar a caminhar junto conosco rumo ao reino de Deus”. 

Lucas Antônio de Souza, seminarista na Arquidiocese de Mariana, que está na etapa do discipulado

“Comemorar os 37 anos do nosso Arcebispo, Dom Airton, é para nós um grande júbilo, uma grande alegria. Ele que está a nossa frente, sendo o  nosso pastor, ajudando, sendo o nosso modelo a ser seguido.” 

Mateus José de Souza, seminarista na Arquidiocese de Mariana, que está na etapa do discipulado 

“É uma alegria para nós, participar dessa missa do aniversário de ordenação do nosso Arcebispo. Ele é o nosso grande exemplo e modelo a ser seguido como sacerdote. Ele há bastante tempo no sacerdócio vem mostrando através da sua vida, das suas atitudes como ser um bom pastor”. 

 

Agenda