segunda-feira

, 05 de maio de 2025

Arquidiocese de Mariana assina Protocolo de Intenções para a restauração da Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Itabirito

05 de maio de 2025 Arquidiocese

Com o objetivo de resguardar o patrimônio religioso e cultural, na manhã de quarta-feira, 30 de abril, a Arquidiocese de Mariana assinou Protocolo de Intenções para a restauração da Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Itabirito (MG), junto à Prefeitura daquela cidade.

O Protocolo foi assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos e pela Secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, representando o Poder Público Municipal.

O acordo foi firmado no Gabinete do Prefeito, que, com recursos próprios da prefeitura, disponibilizará cerca de 6 milhões de reais para a reforma do templo.

Para tanto, tal reforma abrangerá a restauração arquitetônica e estrutural, recuperação de elementos artísticos e integrados, medidas de conservação preventiva, com plano de manutenção semestral e inspeções técnicas pós-obra, além de instalações complementares.

Com isso, a restauração tem o objetivo preservar a integridade física da Igreja, garantindo a segurança dos fiéis durante as celebrações litúrgicas e, também, aos visitantes.

O projeto técnico já foi aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e, agora, os próximos passos serão a elaboração do Projeto de Lei para ser aprovado pelo Legislativo e, em seguida, ser ratificado pelo Executivo para dar início às obras.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Padre Miguel Ângelo Fiorillo, destaca sua alegria e os esforços que têm sido feito ao longo dos anos, além de agradecer os recursos para a contínua preservação do templo filial à Paróquia da Boa Viagem.

“A Capela de Nossa Senhora do Rosário, edificada no início do século XVIII é um marco na arquitetura barroca nesta Região dos Inconfidentes. Os meus antecessores não mediram esforços para conservar este imponente bem religioso histórico e cultural de Itabirito. Também no nosso paroquiato não temos medido esforços para dar continuidade a esta causa. Agora, agradecido a Deus por esta conquista junto ao Poder Público Municipal, que em reconhecimento aos nossos esforços de décadas, sempre apoiado pelos estimados paroquianos, proporcionou-nos este valioso presente, assumir totalmente a Restauração da Capela de Nossa Senhora do Rosário. Sou imensamente grato ao Município de Itabirito, na pessoa do Prefeito, Élio da Mata, e sua assessoria envolvida nesta causa”, destaca o pároco.

Para ele, a arquidiocese de Mariana demostra atenção especial para com suas paróquias, tanto no cuidado, quanto na busca incessante por recursos de manutenção, restauro e preservação de seus patrimônios.

Além do Padre Miguel, também participaram no evento, o Pároco da Paróquia de São Sebastião, Padre Leandro Marcos da Costa; o Colaborador da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padre Marcelo das Graças Pereira, além de assessores municipais e representantes da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem.

História da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tombada pelo Iphan, em 1955, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII, é patrimônio nacional tombado, reconhecida por sua arquitetura colonial, elementos barrocos e valor simbólico para a identidade cultural de Itabirito.

Ela apresenta fachada extremamente simples, com frontão triangular sem torres. À altura do coro existem duas janelas à guisa de sineiras. Internamente, destaca-se o conjunto de retábulos, profusamente ornamentado, de gosto joanino.

Fonte: Iphan
Texto: Dacom/Arquidiocese de Mariana
Fotos: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabirito e da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.