segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana celebra a Solenidade de Corpus Christi com missas e procissões em suas paróquias

07 de junho de 2023 Arquidiocese

Com missas, procissões e os tradicionais ornamentos nas ruas, como tapetes de cores vivas e desenhos de inspiração religiosa, a Arquidiocese de Mariana promoverá a Solenidade de Corpus Christi em suas paróquias nesta quinta-feira (08/06).

A solenidade de “Corpus Christi”, que significa “Corpo de Cristo” em português, é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. Segundo o Cardeal Orani João Tempesta, em um texto publicado no site da CNBB, a solenidade é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes. Trata-se de uma festa de preceito, ou seja, os fiéis devem participar da celebração da Missa nesse dia.

O Cardeal explica ainda que a procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944), que determina ao Bispo diocesano que a providencie, quando possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.

O Cardeal Orani João Tempesta enfatiza que a festa de Corpus Christi é um convite à meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Portanto, é o próprio Cristo quem nos pediu para celebrar a Eucaristia ao longo dos tempos e da história.

Confira a programação em algumas de nossas paróquias:

08 de junho de 2023

Mariana

7h e 10h – Santa Missa na Catedral da Sé. Paróquia Nossa Senhora da Assunção

17h – Santa Missa na Praça dos Ferroviários, presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, seguida da procissão até a Praça da Sé. Participação de todas as paróquias da cidade.

Ouro Preto

7h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, seguida de Solene Procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Agenda