A Arquidiocese de Mariana, celebra hoje, dia 10 de dezembro, o segundo ano da Beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos. A Santa Missa Solene será realizada às 19 horas, em sua Capela, em Barbacena (MG).
Além da Santa Missa festiva a noite, houve celebrações durante o dia às 07h, 12h e às 15 horas.
Para dar início a esta data importante, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, responsável por sua Capela, realizou o Tríduo preparatório entre os dias 07 e 09, e, com isso, esperam-se muitos devotos para celebrar este momento especial, nesta Igreja Particular, em que se comemora a Beatificação de uma jovem que defendeu sua castidade até a morte.
Exemplo de dedicação ao serviço na Igreja e ao próximo, a Beata Isabel Cristina, fez parte, por muitos anos, da Sociedade São Vicente de Paula.
Sensibilizada em querer ajudar mais às pessoas, seguiu para Juiz de Fora na intenção de prestar vestibular para estudar medicina, logo após, voltar para Barbacena e continuar ajudando as pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente, as crianças de sua comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Porém, esse plano mudou diante de uma triste fatalidade ocorrida com ela, dia 1º de setembro de 1982, em que foi morta com várias facadas, por resistir à brutalidade da violência sexual, defendendo sua castidade a todo custo. Uma realidade cruel vivida por muitas mulheres da sociedade até os dias atuais.
Exemplo de força e coragem, ela foi reconhecida como Virgem e Mártir pelo Papa Francisco no dia 27 de outubro de 2020. A Cerimônia religiosa de sua Beatificação foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, no dia 10 de dezembro de 2022, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG).
Ao longo do dia, os fiéis podem visitar e venerar a sua imagem exposta na lateral interna de sua Capela, bem como a relíquia de primeiro grau da beata. A celebração litúrgica será sempre no dia 1º de setembro, data em que ela sofreu o martírio.
Fotos: Ana Clara Julio Barros e arquivo da Arquidiocese de Mariana