sábado

, 13 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana constitui Equipe para assessorar os Grupos e Roteiros de reflexão

20 de setembro de 2023 Arquidiocese

Foi instituída, na Arquidiocese de Mariana, uma Equipe Arquidiocesana de Assessoria dos Grupos e Roteiros de Reflexão. Formada por padres e leigos (as), indicados pelas regiões pastorais, o grupo tem como função aconselhar e subsidiar os Grupos de Reflexão e acompanhar e orientar a elaboração dos Roteiros de Reflexão.

Compõem a Equipe: Jucileia Martins Condé, Antônio Cecílio do Nascimento, Maria Teresa de Paula, Milenne Moura, Robson Geraldo da Silva e os Padres Antônio Claret Fernandes, José Geraldo da Silva, José Geraldo Magela Vidal e Luiz Faustino dos Santos.

Foto: Paróquia São João Batista, em Viçosa.

A constituição da equipe foi realizada no último sábado, 16 de setembro, durante reunião realizada no Centro de Pastoral, em Mariana (MG). Durante o encontro, convocado pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, os presentes avaliaram os roteiros, colhendo as reflexões, propostas e sugestões enviadas pelas regiões e pelos Grupos de Reflexão de diversas partes da Arquidiocese.

A partir dessa conversa, os presentes discutiram aspectos sobre a estrutura, bem como a linha de meditação, objetivos e temática dos Roteiros e dos Grupos de Reflexão.

Grupo de Reflexão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Conselheiro Lafaiete. Foto: Divulgação da paróquia.

Outro ponto abordado foi que cada região pastoral também deve ter suas equipes regionais, para poderem acompanhar e orientar os Grupos de Reflexão e tendo entre os objetivos “reativar grupos que deixaram de existir nos últimos tempos, muitos devido à pandemia, e reanimar os grupos ainda existentes (resistentes), fornecendo material e orientações”.

Na oportunidade, os presentes também definiram os temas para os roteiros de reflexão para o primeiro semestre de 2024 que serão a Campanha da Fraternidade 2024 e a Dimensão Sociopolítica da Evangelização.

A próxima reunião da Equipe Arquidiocesana de Assessoria dos Grupos e Roteiros de Reflexão será em 03 de fevereiro de 2024, com o objetivo de propor os temas para os roteiros do segundo semente de 2024.

Outros subsídios arquidiocesanos

Grupo de Reflexão da Paróquia Nossa Senhora Assunção, em Barbacena. Foto: Divulgação da paróquia.

Durante o encontro, também foi estabelecido que a elaboração da Via Sacra e das novenas de Pentecostes e Natal fica sob a responsabilidade de equipes próprias, sendo, respectivamente: Equipe Arquidiocesana de Campanhas, Coordenação Arquidiocesana de Liturgia e Equipe Arquidiocesana de Assessoria dos Grupos e Roteiros de Reflexão.

Como assinar os roteiros de reflexão?

A assinatura deve ser realizada anualmente pelas paróquias na Gráfica e Editora Dom Viçoso.

Plenária dos Grupos de Reflexão da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG). Foto: Paróquia – Divulgação

Agenda