sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana divulga folheto com o rito para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas

10 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana disponibilizou para download folheto contendo o rito para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, que acontece no próximo dia 17 de fevereiro. O material orienta sobre a Celebração da Palavra e a imposição das cinzas que, neste ano, devido à pandemia da Covid-19, sofrerá alterações, a fim de prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

Seguindo as recomendações do Vaticano, publicadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no dia 12 de janeiro, após a oração da bênção das cinzas e de de as ter aspergido com água benta, o sacerdote dirá uma única vez, para todos os presentes “a fórmula que se encontra no Missal romano: ‘convertei-vos e crede no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar’”, explica a orientação. 

Em seguida, o “sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”, diz a recomendação.

Faça o download do folheto com o rito da Quarta-Feira de Cinzas

* Foto: Bruna Sudário

Agenda