segunda-feira

, 04 de março de 2024

Arquidiocese de Mariana divulga o hino do 8º Fórum Social pela Vida

07 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana está em contagem regressiva para o 8º Fórum Social pela Vida. Com o tema “Lutar por justiça e construir fraternidade” e o lema “A sociedade do bem viver em nossas mãos”, o evento será realizado em Carandaí (MG) entre os dias 24 e 27 de novembro. Como forma de incentivar a participação de todos os fiéis desta Igreja Particular, a Arquidiocese de Mariana divulga nesta segunda-feira, 07 de novembro, o hino do 8º Fórum Social pela Vida.

Composto pelo Padre José Antônio de Oliveira (letra) e pelo músico Crisógono (melodia), a canção dialoga com o tema (presente no refrão) e o lema do evento (primeira estrofe), passando pelos eixos e grupos temáticos. “Tudo isso, tendo como motivação a nossa fé e como inspiração o próprio Jesus Cristo que veio ao mundo ‘para que todos tenham vida’. E vida de qualidade”, explica Padre Zé Antônio sobre a inspiração para escrever o cântico.

Segundo o sacerdote, a letra da canção que foi apreciada pela equipe organizadora do 8º Fórum Social pela Vida, que realizou suas contribuições. “Tendo a aprovação do grupo, encaminhamos a letra ao Crisógono, de Vitória (ES), que aceitou de bom grado compor para nós a melodia”, comenta Padre Zé Antônio.

Ele ainda lembrou que o Crisógono, juntamente com ele, integra a Equipe Pe. João, um grupo que reúne pessoas das dioceses de Mariana e Caratinga, além dos Sacramentinos e do MOBON (Movimento da Boa Nova). Essa equipe é responsável por elaborar um livreto e CD com músicas para as celebrações e encontros sobre o tema da Campanha da Fraternidade do ano.

Já os arranjos e gravação ficaram por conta deum dos coordenadores da Equipe Pe. João, Paulo Félix, da cidade de Matipó (MG), e contou com a participação de Fábio Monteiro e Vitória, também do grupo.

Com expertise na composição de canções e tendo escrito também letras para hinos da Campanha da Fraternidade e cânticos para a comunhão e ofertório, essa não é a primeira vez que o Padre Zé Antônio assina a autoria do hino do Fórum Social pela Vida. Na terceira edição, realizada em 2007, em parceria com o cantor Zé Vicente, ele foi o autor da canção “Samba Social”, gravado pelas Paulinas – COMEP, no CD “Zé Vicente da Esperança”.

Ouça aqui o hino do Fórum:

Conheça a letra do hino do 8º Fórum Social pela Vida:

  1. Bem viver é o sonho que nos guia;

Ser feliz e ter um lar, a paz e o pão.

Este sonho não é mera utopia.

Pode crer, pois ele está em nossas mãos.

Ref.: Nossa meta é lutar por justiça,

conquistar nova sociedade,

Superando egoísmo e cobiça,

Construindo a fraternidade.

  1. Como Cristo, nós queremos vida plena

Para todas, para todos, aqui neste chão.

Solidários com os pobres e pequenos

E cuidando com amor da Criação.

  1. A ninguém falte terra e trabalho;

Casa digna e condições para viver.

Que os direitos sejam sempre respeitados,

Que a política garanta o bem-viver.

  1. Defendemos verdadeira ecologia,

tanto humana, da Criação, ambiental.

E lutamos por u’a nova economia

Solidária, e por um mundo bem mais igual.

Baixe aqui a letra do hino 8º Fórum Social

Cânticos para a Campanha da Fraternidade 2023

“Como a CNBB não está mais disponibilizando CD com músicas para as missas do tempo da Quaresma e Campanha da Fraternidade, a Equipe Pe. João está preparando uma sugestão para o próximo ano. O livrinho e CD devem estar prontos até final de dezembro. Quem se interessar pode entrar em contato conosco”, informa Padre Zé Antônio.

*Atualizado em 11/11/2022 às 11h28

Agenda