sábado

, 25 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana é representada durante o encontro Estadual de aprofundamento para assessores da Infância e Adolescência Missionária

13 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Com o tema “A Missão se faz em comunhão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, aconteceu dos dias 10 a 12 de fevereiro o Encontro Estadual de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), sob a assessoria da Ir. Antônia Vânia Alves de Sousa, Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Santa Infância, conhecida também como Infância e Adolescência Missionária, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Cenáculo, em Belo Horizonte (MG).

O encontro contou com a presença de cerca de 20 pessoas. A IAM da Arquidiocese de Mariana foi representada pela sua Coordenadora, Iva da Silva Fernandes. A história, o carisma, a metodologia e a diretrizes da Obra foram assuntos tratados.

Ir. Vânia iniciou o encontro falando que 2023 é um ano muito importante para a IAM, ano em que essa Obra completa 180 anos. Ela pediu muita atenção ao tema do encontro, que será o tema de todas as atividades da IAM mundial, durante este ano celebrativo: “Esta é uma Obra Pontifícia, está no mundo inteiro e todos devem estar unidos, uns ajudando aos outros. Nenhum grupo deve agir de maneira isolada”. Ela ainda disse que “sendo uma Obra Pontifícia, é uma obra do Papa e dos bispos e, portanto, todos os católicos devem se empenhar para que ela esteja presente em todas as dioceses, em todas as paróquias”.

Falando sobre a história da Obra Santa Infância, a Secretária chamou a atenção para a declaração do Papa Gregório XVI a Dom Carlos de Forbin Janson, quando ele apresentou o projeto da Obra, pedindo ao Papa a sua aprovação: “Continue fundando a Obra. É verdadeiramente obra de Deus. Você tem a nossa bênção”.

“O meu coração ardeu… Agora é hora de descer a montanha e ser testemunha do Amor experimentado neste fim de semana. Eu conto com vocês. Juntos, faremos do mundo um lugar melhor”, afirmou a Coordenadora estadual da IAM, Sandra Bonine. Wanderley Fávero, seminarista da Arquidiocese de Uberaba, também compartilhou sua experiência: “Obrigado pelo belíssimo final de semana de muita partilha, aprendizado e convivência”.

No domingo, o Reitor do Seminário Maior da Diocese de Amargosa (BA), Padre José Bonfim, ressaltou em sua homilia que o cristão é uma pessoa em construção, a sua catequese nunca termina, continua até o final da vida. Ele é sempre um catequisando, mas deve ser também um catequista.

Após a celebração da missa, o evento foi encerrado com o almoço. As palavras de despedida foram de muita gratidão e alegria pelo aprendizado e a convivência, e também de esperança de que os corações permaneçam ardentes para que os pés estejam sempre a caminho.

Textos e imagens: Iva da Silva Fernandes